JSD Tavira

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Escolas Básicas do 1º Ciclo, do Concelho de Tavira


Não poderíamos deixar passar em branco, nesta fase, em que nos despedimos do ano lectivo 2006/2007, em que se pensa já nas escolas que brevemente irão encerrar portas e em que se faz um balanço do que sucedeu durante estes meses, na problemática dos alunos da Escola E.B.I de Cachopo.
Estes são os alunos que são sempre mais esquecidos a todos os níveis, vejamos: estas crianças que por si só, estão a 43 Km da cidade, já na festa de Natal, organizada pela Academia de Música de Tavira, no Cine-Teatro António Pinheiro, não compareceram por diversos motivos e na data era disponibilizado o transporte autárquico, muito menos virão agora à festa de final de ano, no Jardim do Coreto, quando não têm como se deslocar e sabendo que a um sábado, muitos encarregados de educação não se dipõem a tal.
Quando precisaram há tempos de transporte autárquico para visitar o Centro de Ciência Viva em Tavira, não houve transporte para as crianças.
Estes são apenas alguns exemplos do que vai sucedendo com uma escola que irá com certeza encerrar no ano lectivo 2008/2009 mas que é um exemplo a seguir, no que toca a professora, auxiliares, higiene, bem estar e educação. Não conhecemos muitas escolas com tão boas condições como esta. Seria talvez benéfico pessoas ligadas à educação colocarem os olhos no ambiente saudável e familiar que se vive na escola de Cachopo que felizmente não é impar, a Escola Básica nº 2 de Tavira, da Porta Nova, é outro caso de sucesso a todos estes níveis que citámos. Dá gosto entrar em Estabelecimentos de ensino assim
O mesmo não se pode dizer da Escola Básica nº1 da Estação, que é aquilo a que se pode chamar de pólo contrário. Quem veja do lado de fora, este estabelecimento de Ensino, facilmente será iludido com uma espécie de fortaleza e boa aparência ao mesmo tempo.
A escola tem um pavilhão novo, com cantina, foram efectuadas obras no espaço exterior, com um campo de jogos e parque infantil fantásticos o que para “inglês ver”está do melhor que há. Mas os problemas começam logo mesmo à entrada da escola, que se faz através de uma porta minúscula, dado o elevado número de alunos que a escola possui. Porta esta que está sempre encerrada e só é aberta a determinadas horas, sem campainha ou sistema de vídeo visto os pavilhões centrais estarem a uns bons metros de distância.
Ou seja e aqui falamos com todo o conhecimento de causa, que quem necessitar de ir à escola da Estação tratar de qualquer assunto, tem que se sujeitar a ser visto por um acaso, pelas auxiliares que ainda são capazes de ofender qualquer ser estranho ao estabelecimento, sem saberem ao que vêm e quem são, por irem a horas em que a porta está fechada (como se quem lá vai, tivesse a obrigação de se regular pelos horários estranhos de abertura da dita porta), depois com a maior falta de educação e muita falta de vontade lá fazem entrar a individualidade a ponto de se ficar intimidado com as senhoras auxiliares.
Finalmente dentro dos pavilhões mais antigos da escola deparamo-nos com um espectáculo deprimente em que se sobe as escadas e parece que os degraus vão desabar, tal é o ranger e a degradação do chão antigo de madeira. Aproximamo-nos de uma sala e esta está encostada apenas porque não é de todo possível fechá-la e com um fio para abrir ou fechar por fora, não se percebeu muito bem, e isto porque manípulos ou maçanetas é algo que não existe em muitas das portas das salas de aula e depois ainda existe a secção dos telefones que nos deixou de boca aberta, com fios por tudo quanto é lado, uns por cima dos outros, à mão de semear para qualquer aluno.
O nosso recado é simples. Compreendemos que infelizmente a cada dia que passa é necessário ter cuidados redobrados com a segurança das crianças, mas por favor tenham atenção de que é necessário ter bom censo e moderação em tudo.
Quanto ao estado frágil da estrutura escolar apelamos a quem de direito, para urgentemente remodelar os pavilhões e salas de aula porque não é só erguer um pavilhão novo e ter um aspecto exterior muito bonito quando no interior existem problemas gravíssimos por resolver e finalmente mas talvez mais importante para quem chega à escola B.B.I da Estação pela primeira vez, é que seria bom dar formação de boas maneiras e educação para com o próximo, às senhoras auxiliares que desempenham um papel importantíssimo dentro das escolas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial