Tavira – Balanço de 2007 e Novos Projectos para 2008
Tal como havíamos noticiado, realizou-se ontem, sexta-feira, pelas 21 horas, no auditório da Caixa Agrícola de Tavira a apresentação das obras concluídas em 2007, planos urbanísticos em vigor e principais investimentos no Concelho de Tavira em 2008. Foi feito ainda um balanço do ano transacto.
O chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal, Luís Filipe Beato, começou por falar dos projectos concluídos em 2007, em jeito de balanço, e Macário Correia explicou o que está planeado para este ano que agora começa.
Na revista informativa de prestação de contas do ano passado que foi distribuída a todos os presentes nesta sessão de esclarecimento e segundo palavras do próprio presidente da autarquia, há algumas obras concluídas a destacar: Pavilhão Desportivo Municipal da Luz de Tavira, Marginal de Santa Luzia, Centro de Dia de Stº Estêvão, remodelação total da Igreja de Cachopo, ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) do Almargem, Infantário de Santa Catarina da Fonte do Bispo, estrada da Corte António Martins – Malhada da Figueira, Centro de Acolhimento da Senhora da Saúde, Parque de Feiras e Exposições de Vale Formoso.
São apenas alguns exemplos pois muito mais foi feito na cidade e freguesias.
A JSD Tavira congratula mais uma vez o Engº Macário Correia que tem efectuado um trabalho de desenvolvimento galopante, não só pela cidade em si como pelas zonas do interior do concelho, tornando-as muito mais funcionais e com uma maior qualidade de vida para as populações aí residentes.
Tudo isto são factos inegáveis, que só beneficiam todos quantos habitamos neste concelho, pena é que a Juventude seja sistematicamente esquecida. Tavira contínua sem um pelouro e consequente politica de juventude activos, veja-se nesta sessão aberta à população e na própria revista que nos foi oferecida, quando chegamos ao balanço do que se fez na área da juventude, deparamo-nos com a semana da juventude (que vale o que vale e não merece mais comentários como aliás já o divulgámos no post “Conselho Municipal da Juventude de Tavira" em 7/7/07) e o programa de Ocupação de Tempos Livres, no período do Verão, por parte da Câmara, e nem mais uma linha sobre o que foi realizado em 2007, pois não foi feito mais nada!
Estaremos a ir no bom caminho numa cidade com tantos jovens? Não estamos propriamente a falar de uma aldeola perdida no interior, trata-se de Tavira uma cidade no litoral algarvio que como acabámos de referir tem vindo a sofrer um desenvolvimento brutal em todos os sectores, o que directa ou indirectamente beneficia todos os munícipes, mas depois constatamos que para os jovens em particular, não há um programa ou linha de orientação. Emprego não há, lazer e ocupação juvenil também não e o pouco que existe vai acabando aos poucos, não será de estranhar que Tavira, como também já o referimos várias vezes, esteja tornada numa cidade de dormitório, uma passagem para descanso e pouco mais.
Outra questão que a nós JSD Tavira nos tem vindo a preocupar e que nesta sessão de balanço, foi referido mais uma vez pelo Presidente da Câmara, é a baixa de Tavira, no que toca ao comércio. Mais uma vez foi e bem referido o interesse do executivo camarário e esforço efectuado em colaboração com a Associação do comércio local para a dinamização do comércio tradicional que como é do conhecimento público, em Tavira já conheceu melhores dias. Ora se por um lado se anda a perder tempo em reuniões e técnicas de contornar a crise do comércio da baixa por outro está-se a construir um centro comercial de dimensões megalómanas e o qual irá dispor de espaços com tudo o que se possa imaginar, para adquirir, desde os bens de consumo essencial, à roupa, restauração, cinema e muito mais.
Este é um projecto ambicioso e por certo bem recebido por todos, vai inevitavelmente oferecer postos de trabalho, dinamizar e enriquecer Tavira, mas perguntamos o que irá acontecer ao comércio tradicional da baixa de Tavira? É que com um centro comercial aqui à mão, com a quantidade de oferta que vem trazer este projecto e em todos os sectores do comércio, o que sobrará para o velhinho comércio local?
Esperemos para ver!
Uma das novidades que 2007 trouxe para Tavira e que será desconhecido para muitos, foi a criação da Linha de Atendimento ao Munícipe, um número verde, 800 207 771, que pretende criar mais proximidade com os cidadãos.
Aguardemos agora, o que 2008 reserva para a cidade do Gilão e nós JSD Tavira, estaremos atentos.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial