Recordam-se da “Ana”, A Jovem Candidata ao Porta 65 – Jovem?
Tal como havíamos denunciado o verdadeiro escândalo que é a nova lei do arrendamento jovem, Porta 65, agora chegou finalmente a altura de contar como acabou aquela que tem sido uma verdadeira novela, para a jovem Ana (nome fictício), uma tavirense de 25 anos, a ganhar 450 euros mensais a pagar por um T0, 300 euros de renda, numa cidade onde o estado só comparticipará as rendas até 220 euros.(ver post’s abaixo de dias 3 e 4 de Dezembro)
Depois de percorrer um sem número de lugares e pessoas a pedir informações correctas para preencher a sua candidatura via Internet, a Ana finalmente consegue pelo menos gravar a candidatura, no portal da habitação, o que até aqui não havia conseguido. Preenchidos todos os campos obrigatórios e julgando que todos os dados correspondiam, quando esta jovem vai submeter a candidatura, aparece uma janela no seu computador que diz, ter que apresentar o contrato de arrendamento. Ora se esta candidatura ao apoio é efectuada on line, como faria ela então?
Depois de muito insistir, finalmente chega à fala com alguém, no atendimento da linha da juventude que informa a Ana de que a sua candidatura não é enviada e aparece a tal janela no ecrã do seu PC porque a partir do momento em que está a introduzir 300 euros mensais de renda, a sua solicitação de subsidio é logo anulada pois ultrapassa a renda máxima admitida para o município de Tavira.
Confrontada com esta afirmação a nossa jovem tavirense questiona a operadora da linha, sobre o que tem de fazer para talvez contornar a situação e obter alguma ajuda por parte do estado mas a senhora do outro lado do telefone diz que o melhor é negociar com o senhorio para talvez baixar a renda.
E assim terminou, pelo menos numa primeira fase de abertura das candidaturas ao Porta 65 – Jovem, este filme da jovem Ana que por motivos óbvios está de rastos, pois vai continuar a ter uma vida muito complicada e com muito pouco poder de compra, logo também não irá encher em nada os bolsos do estado.
Então a “rapaziada” lá de São Bento depois de dar uma benessezinha, alargando o prazo para entrega dos processos de candidatura, até às zero horas de dia 28 de Dezembro, compensando quiçá pelo facto do processo ser pavoroso com o que é descrito em cada alínea do decreto lei, vai meter mais uma vez água e aconselha a jovem Ana a negociar um contrato que está assinado há 3 meses e o imóvel declarado às finanças por aquele valor. Ainda que o fizesse perdiam muito tempo, o qual também não abona muito a favor neste caso e não estamos a ver um proprietário, de um imóvel arrendado, e declarado às finanças, com os seus custos inerentes, agora querer fazer tudo de novo e ainda para baixar o valor mensal da renda. É que se está mesmo a ver os senhorios aqui em Tavira fazerem esse favorzinho aos inquilinos, é que está-se mesmo a ver!!!
É que infelizmente este episódio que para já, está terminado e da pior maneira para esta jovem tavirense, repete-se por todo o país, mas depois da divulgação deste caso concreto, temos recebido imensos e-mails a contarem-nos episódios idênticos aos da Ana e em que também nestes casos a candidatura não segue, sequer para avaliação, pelo valor das habitações.
Porta 65 – Jovem, para nós JSD Tavira e depois do acompanhamento deste caso da jovem “Ana”, apetece-nos é dizer que esta é a porta mas para a rua, não para alugar uma casa. Com estas condições impostas, os senhores do Governo da República Portuguesa ou acabam com isto, porque como está, é um chorrilho de disparates ou abrem a pestana e ajudam de facto, os jovens em inicio de vida. Talvez estes vos dessem alguns votos em 2009, assim cada vez mais, parece que é melhor ir fazendo as malas, meus queridos da Assembleia, que elaboraram e votaram a favor desta lei.
Já agora, que o pai Natal traga bom censo a estes senhores e umas férias em pleno Inverno, no concelho de Tavira porque não? A acompanharem estes casos dramáticos com que se depara a juventude portuguesa no geral e a tavirense em particular, ah? Boa prenda!
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial