JSD Tavira

segunda-feira, 10 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher Foi Tema de Debate Organizado Pela JSD Loulé

Ana Vidigal e Henrique Nicolau no primeiro encontro do Ciclo de Conferências Jovens com Causas

Teve lugar no passado dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, no Bar Bafo de Baco em Loulé, um encontro / tertúlia dedicado à data e que contou com a presença de Ana Vidigal, advogada, ex-autarca e presidente da associação PRO INCLUDERE – Associação Portuguesa para a Igualdade de Oportunidades e de Henrique Nicolau, Psicólogo e docente universitário.
O encontro decorreu num ambiente informal em que possibilitou a interacção com a plateia que participou activamente o que gerou um debate durante aproximadamente 2 horas. Dos cerca de 30 participantes, destaque para os muitos jovens presentes, nomeadamente do sexo feminino, que quiseram marcar presença neste fórum de discussão e debate cívico.
A ideia deste encontro surgiu após a comissão politica de secção da JSD/Loulé ter encarado o facto de que as comemorações do Dia Internacional da Mulher se encontravam descaracterizadas e longe daquele que foi o propósito da sua criação. Hoje em dia, 08 de Março é sinónimo de festa e comemorações boémias. Não o contestamos pois acreditamos que é sinal que vivemos em plena liberdade de expressão e acção, e tal é de realçar e aplaudir. No entanto não nos resignamos a aceitar que as bases da criação deste dia sejam simplesmente esquecidas e passadas para segundo plano. Daí surgiu esta ideia de realizar um encontro sobre o tema.
Este encontro surge também no seguimento de um projecto que esta comissão politica está a desenvolver em 2008 a que denominamos Ciclo de Conferências "Jovens com Causas", e que pretende ao longo do ano levar a efeito diversos encontros, tertúlias e conferências sobre os mais diversos temas, apelando assim ao debate. Não faz sentido para esta comissão politica participar activamente num partido se dai não resultar num debate claro e sem preconceitos de ideias, dando voz a todas as pessoas e a todos os temas.

Tema gera debate e polémica

O tema, dedicado especialmente às mulheres, era por si só polémico e gerador de opiniões diversas. Com perspectivas diferentes na forma mas semelhantes no conceito, ambos os convidados expressaram a sua visão sobre a evolução do papel da mulher na sociedade, as suas forças e fraquezas, o seu papel enquanto actrizes sociais e ainda a questão do acesso aos lugares de poder. Uma das questões que levantou maior interesse foi a questão da paridade eleitoral com as cotas a serem tema de troca de argumentos entre a assistência. Se por um lado há quem defenda que as cotas vieram “descredibilizar as mulheres na política activa” outros há que defendem que as cotas “são um método de trabalho e que deixarão de ser necessárias dentro de muito pouco tempo”. Outras questões que se levantaram tiveram a ver com a evolução da forma de encarar este tema havendo quem defende-se que “não faz sentido nos dias de hoje existir este dia comemorativa” e havendo outros que acreditam que “nos dias de hoje faz ainda mais sentido a sua existência”.
A iniciativa foi coroada de sucesso e no final os convidados e o público presente foi unânime em considerar que iniciativas do género fazem falta para ser possível discutir em fórum aberto temas actuais e que abrem novas perspectivas para o futuro.
A iniciativa pretende ter continuidade em breve, em data a anunciar, com um encontro dedicado à educação.



A COMISSÃO POLITICA DA JSD / LOULÉ
O Presidente
Bruno Inácio

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial