JSD Tavira

domingo, 1 de julho de 2007

Associação “Uma Porta Amiga”, Exemplo de Sucesso em Apoio Social

Se existem associações em Tavira que são um sucesso a seguir, a instituição “Uma Porta Amiga” é um exemplo vivo disso mesmo.
Esta associação destina-se a auxiliar famílias carenciadas, dando-lhes assistência em casa, cuidando das crianças nas suas instalações, enquanto os pais estão a trabalhar e servem em muitos casos de elo de ligação entre as famílias e a comissão de protecção de menores, dando as indicações necessárias do que se passa a nível familiar e em que situação se encontram aquelas pessoas.
Situada num bairro de habitação social e onde se encontram algumas famílias de risco e carenciadas, a Porta Amiga tem participado nos últimos anos em tudo o que é festejos em Tavira, organizando os utentes da associação, no Carnaval, nos Santos Populares entre muito outro trabalho de interesse social para as famílias como sejam acções de formação ou sensibilização para problemas diários e de carácter social.
Esta instituição dispõem de tempos livres para as crianças, agora também com um serviço, para as idades dos 0 aos 5 anos, têm uma professora a tempo inteiro e contam com os serviços de psicólogos e assistentes sociais. O único problema com que se debatem e que na nossa opinião enquanto observadores que fomos do local, é a falta de mais espaço físico, pois com um trabalho extraordinário que desenvolvem e situados que estão num bairro com famílias problemáticas, daria muito jeito instalações amplas para desenvolverem muitas mais actividades até porque ideias não faltam a esta equipa constituída na sua maioria por profissionais ainda muito jovens mas que têm um espírito de iniciativa e trabalho louváveis, o que só vem provar que os jovens com muito mais energia e ideias originais, marcam e fazem toda a diferença numa equipa de trabalho.
Os festejos do São Pedro, foram mais um exemplo da coordenação e boa vontade da Porta Amiga, em que organizaram um bailarico bem ao jeito da comunidade onde está inserida, e só por aí já marcaram mais uns pontos, realizando actividades a que o povo acorre. Nesse arraial de São Pedro, organizaram uma marcha com as crianças do bairro, convidaram um Rancho Folclórico para actuar, um grupo de dança africana e havia baile, comida e bebida para obviamente angariarem alguma verba para a Associação. Mas o que mais nos chamou a atenção foi ver todos os técnicos, psicólogos, professores a própria presidente da instituição, a cozinheira e todos os que demais estão nos quadros da Porta Amiga, misturados com o povo, a dançar, a cantar, com uma boa disposição de fazer inveja e uma simpatia que serve de exemplo para muitos outros projectos do mesmo ramo. É que profissionalismo e humildade podem andar de mãos dadas. Descer do pedestal e estar ao nível dos mais carenciados é o lema e neste caso a chave de sucesso da Associação “Uma Porta Amiga”. Transmitirem confiança a estas famílias para que as mesmas acreditem e recorram em busca de auxílio está na ordem do dia destes profissionais e parece que o fazem como ninguém, muito em parte pela equipa jovem e dinâmica mas também pela humildade com que desempenham os seus papeis.
Um exemplo para outros! Dar oportunidade aos mais jovens para trabalhar e desenvolver projectos. Está visto que saem todos a ganhar!

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

A A.U.P.A é uma associação k ajuda mxm mt as pessoas pois lá tem pessoas k nox ajudam a estudar, k nox ajudam kuando temox problemas em casa ou mxm pexxoais,
e á la sempre psicologos(as), pessoas k fazem actividades conosco, etc...

eu adoro a Associação Uma Porta Amiga

terça-feira, maio 13, 2008  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial