JSD Tavira, Presente no Colóquio “Gestão do Litoral do Algarve”
Realizou-se ontem, dia 18 de Junho, em Lagoa, no Centro Cultural, um colóquio designado “Gestão do Litoral do Algarve”, numa organização conjunta, do Gabinete de Estudos do PSD Algarve e Comissão Política do PSD Lagoa.
Este evento decorreu no âmbito da visita da Bancada Parlamentar do PSD, ao Algarve.
Como oradores da noite e a explicar a temática em causa estava o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e Presidente da CPS do PSD, José Inácio, o Deputado e Presidente do PSD Algarve, Mendes Bota, o Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Marques Guedes, o Deputado José Eduardo Martins que em virtude de problemas familiares de última hora, não pode estar presente, não deixando porém de fazer chegar a sua mensagem através do colega de bancada, José Mendes Bota. Presente e como orador também esteve, João Alveirinho Dias, professor na Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, da Universidade do Algarve, que num discurso de fácil compreensão e rico em saber, conseguiu captar a atenção do público presente.
Sobre o tema deste colóquio, muito se disse, chegando-se a conclusões diversas, algumas unânimes e à vista de qualquer cidadão. Veja-se o caso da erosão da costa – o mar vai engolindo a olhos vistos, em cada ano, mais areia ou a construção sobre dunas e falésias que só aumenta o risco para as próprias edificações. Não se pode de modo algum ignorar este problema, que muito afecta o Litoral Algarvio, tornando-se um dos grandes desafios da era moderna, pois é neste mesmo Litoral que cada vez mais se aglomera a população e uma das soluções possíveis seria a protecção costeira, sem lutar contra a Natureza, apenas protegendo-nos do que ela poderá causar.
Outra questão levantada neste colóquio e a qual tem sido frequentemente debatida, é a da pesca artesanal. Os pescadores andam a ser perseguidos com multas elevadíssimas mas também não há investimento por parte do governo, no sector das pescas. Os homens do mar estão a ficar para trás em muitos locais do Algarve e este é mais um problema que afecta também o Litoral Algarvio.
Uma outra matéria de relevo e à qual o governo se faz de surdo, é a da dessalinização da água do mar. Portugal é o único país da Europa em que os seus governantes não se mostram minimamente preocupados com esta questão e à conta disso o povo vai pagando a água, em algumas autarquias do país, a um nível elevadíssimo. Neste nosso cantinho é onde pagamos a água mais cara da União Europeia.
Uma pergunta ficou no ar, nesta iniciativa – será que todos nós não gostaríamos de pagar muito menos pela factura da água? Claro que sim! E mais uma vez o Litoral do Algarve tem um papel fundamental neste processo pois oferece um recurso natural e precioso, como a água do mar.
Foram entre outras, algumas das mais importantes questões abordadas neste Colóquio do PSD Algarve e a Autarquia de Lagoa.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial