JSD Tavira

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Assina Já o Abaixo-Assinado

A JSD Tavira tem disponível a partir de hoje, um abaixo-assinado para ser entregue posteriormente com o maior numero de assinaturas possível, ao Presidente da Câmara Municipal de Tavira, com a finalidade de ser alargado o horário de funcionamento dos Bares, na cidade.
Para assinar contactem-nos através do e-mail jsdtavira@clix.pt.
Colabora nesta causa que é da juventude, para toda a população.
Aqui fica o texto incluso no abaixo-assinado, com a pretensão da JSD Tavira e para conhecimento desde já, a todos os leitores deste blogue:

POR UMA NOITE MAIS LONGA EM TAVIRA

Desde algum tempo atrás que a Comissão Política de Secção da Juventude Social Democrata de Tavira tem vindo a criticar as medidas tomadas pela Câmara Municipal de Tavira relativamente ao horário de funcionamento dos espaços de animação nocturna, na cidade.

É do conhecimento público que existem muito poucos espaços de lazer para a juventude e longe vão os tempos em que as camadas mais jovens faziam o famoso “rally das tascas” pois a oferta era muita e o horário de fecho destes locais, bem mais alargado, que o actual às duas horas da madrugada.

Poderá para alguns parecer que duas horas da madrugada, é hora de descanso. Será para algumas pessoas e por isso quem não é adepto da noite ou simplesmente gosta de ir cedo para casa, está no seu pleno direito, agora não podemos é ignorar os prazeres dos mais novos e não só, que gostam de privar com quem mais lhes agrada.

Não vem mal ao mundo pelo facto das pessoas gostarem de se divertir à noite, até mais tarde, sobretudo aos fins-de-semana, desde que não importunem os que contrariamente preferem o aconchego do lar.

Actualmente na cidade, não abrem estabelecimentos de animação nocturna há muito tempo e os poucos que existiam têm vindo a encerrar. Convenhamos que para tal facto, em parte contribuiu a actual lei de encerramento dos bares.

Em Tavira às sextas e sábados à noite, os dias de maior movimento nos estabelecimentos nocturnos, encontram-se grupos de gente jovem e menos jovem que aproveita para descomprimir da semana de trabalho. O que acontece é que após um jantar entre amigos, normalmente o grupo dirige-se a um dos bares da cidade e quando em plena animação às duas horas da manhã e segundo relatos dos proprietários desses mesmos locais que nós JSD Tavira auscultámos, quando a casa está a compor-se, a mesma é obrigada a fechar porque a actual lei para o concelho de Tavira assim o obriga.

Outra situação muito frequente é o facto de às duas horas da manhã, as pessoas quererem comer algo, porque se passaram algumas horas após o jantar e obviamente não há local para se dirigirem.

A actual lei só obriga a que quem vive da noite, no concelho de Tavira incorra na clandestinidade pois verifica-se frequentemente, os bares fecharem portas e janelas, diminuírem a luz, mas continuarem a laborar com os clientes que já lá estavam dentro, pois estão a efectuar lucro e os clientes satisfeitos com o ambiente. É isto que o executivo camarário deseja para a cidade? Empresários da noite a trabalharem ilegalmente? Não será mais fácil alargar o período de funcionamento até às quatro da manhã, como em qualquer cidade algarvia futurista?

Esta lei em vigor é completamente desajustada da actual realidade juvenil, em nossa opinião e conforme comprovam as assinaturas em anexo, de proprietários de estabelecimentos de animação nocturna em todo o concelho de Tavira e população em geral que deixa aqui o seu nome como forma de descontentamento e desagrado perante o encerramento de bares às duas da manhã, em Tavira.

Esta situação “obriga” a que os noctívagos vão para outros concelhos vizinhos, pegando nas suas viaturas à noite, quando o grau de perigo aumenta nas estradas, quando se pode perfeitamente sair a pé na cidade ou percorrer distâncias muito mais reduzidas se nos dirigir-mos para uma das freguesias.

Tudo acontece porque tem de acontecer mas se puder ser evitado o tráfego durante a noite nas estradas algarvias, tanto melhor, se Tavira oferecer condições para fixar a juventude em particular e restantes faixas etárias no geral.

Neste sentido, os abaixo-assinados solicitam ao executivo autárquico que promova o alargamento do horário de funcionamento dos estabelecimentos de animação nocturna, no concelho de Tavira, até às quatro da madrugada.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial