Muitas Novidades No Conselho Municipal da Juventude
Realizou-se esta quinta-feira, dia 24 de Janeiro, na Biblioteca Municipal de Tavira, Álvaro de Campos, o primeiro Conselho Municipal da Juventude, do ano de 2008 e o primeiro presidido pela nova Vereadora da Cultura e Vice-Presidente da autarquia, Elsa Cordeiro.
Presente esteve também o Presidente da Câmara, Engº Macário Correia que revelou algumas medidas a tomar por parte do executivo camarário, as quais afectam de alguma forma os jovens e menos jovens do concelho e os quais manifestaram o seu profundo desagrado, apenas após a saída do Presidente, da sala de reuniões.
A JSD Tavira, como já o divulgámos por vários vezes, tem assento neste Conselho Municipal da Juventude e logo uma participação activa nas matérias abordadas e discutidas.
Dos vários assuntos constantes na ordem de trabalhos, um dos mais relevantes foi a realização da próxima semana da juventude, em Maio, e ficou claro que a maioria dos representantes associativos, no Conselho Municipal, não quer que o grande chamariz desta iniciativa, seja um concerto, com uma banda musical reconhecida, mas sim uma semana em que se revelem os valores da cidade, quer a nível de musica, dança, teatro ou outros.
Para a JSD Tavira, esta Semana da Juventude e consequente feira, tem todo o sentido. Somos os primeiros a apoiar a divulgação dos talentos tavirenses, em todas as áreas, mas convenhamos que olhando para as anteriores edições deste evento e comparando com o que se faz noutros locais do Algarve, notamos que a afluência de jovens, em Tavira, é muito reduzida e muito em parte porque para além dos artistas amadores e stands presentes na feira, não existe, para finalizar o evento, um grande concerto, que possa ser falado por todos os tavirenses e porque não dos concelhos vizinhos e que de alguma forma marca uma iniciativa deste género.
Mais uma vez a JSD Tavira insiste na ideia de divulgar os artistas tavirenses mas não apenas na semana da juventude, isso deveria ser feito ao longo do ano e nesta feira anual, oferecer aos jovens um espectáculo diferente do que é habitual, afinal é a Semana da Juventude, de Tavira.
Apesar da nossa opinião ser adversa ao que está estabelecido para a edição da Feira da Juventude 2008, vamos colaborar em tudo para que a mesma seja um sucesso, afinal somos todos tavirenses e desejamos o melhor para o concelho.
Ainda na Reunião do Conselho Municipal da Juventude: Presidente da Câmara de Tavira Anuncia Redução do Horário de Funcionamento dos Estabelecimentos de Animação Nocturna
Este foi um dos primeiros assuntos a ser abordado na reunião do Conselho Municipal da Juventude mas apenas contestado no final da mesma, pelos membros presentes, após a saída do Engº Macário, o que é de lamentar pois dada a temática da questão, há que debater o assunto com todos os intervenientes presentes.
O Presidente da Câmara Municipal de Tavira, nas palavras de abertura da sessão de trabalhos, lançou a discórdia e ainda mais revolta nos jovens tavirenses com a noticia da redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos de animação nocturna, no concelho de Tavira, pelo menos durante a semana, se ao fim de semana, irá ser reduzido ou não, ainda está para se ver.
O que irá acontecer dentro em breve é o encerramento de bares, pelo menos durante a semana, em Tavira, à uma hora da madrugada, em vez do actual encerramento às duas horas.
A JSD Tavira julga no mínimo lamentável esta medida, precisamente numa altura em que a CPS desta força politica, está a recolher assinaturas, para um abaixo-assinado que visa solicitar ao executivo camarário o alargamento do período de funcionamento dos estabelecimentos de animação nocturna, no concelho de Tavira até às quatro horas da manhã conforme já o anunciamos no post abaixo, de segunda-feira, 14 de Janeiro.
Mais irónico ainda, foi após a conclusão dos trabalhos, muitos dos dirigentes associativos, do concelho de Tavira, assinarem o abaixo-assinado da JSD, como forma de protesto a esta notícia.
Não conseguimos digerir esta atitude, numa altura em que se precisa cativar a população em geral, e os jovens em particular, para as eleições de 2009.
A JSD Tavira repudia veemente a medida e lamenta o autismo do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tavira que teima em não ouvir a juventude e não só, no que respeita a esta matéria. Ao longo dos anos não se implementou uma politica activa de juventude e ainda se tenta afastar os poucos jovens que preferem a noite tavirense.
Talvez num futuro próximo, Tavira seja uma cidade com uma população apenas idosa e sazonal. É isto que se pretende para um concelho que deu um salto brutal para o futuro? Evolução, turismo, obras feitas, sim! Diversão e animação à noite é que não pode haver. Trabalha-se de dia e à noite dorme-se. É mais ou menos assim que o executivo municipal pensa e é pena porque não temos que gostar todos do mesmo e não incomodando o próximo, o que cada um faz é consigo mesmo, não era necessário privar os jovens do pouco lazer que a cidade lhes oferece.
Garantidamente, depois do anúncio feito pelo Engº Macário, sobre esta decisão, a CPS da JSD Tavira só tem mais argumentos para continuar a lutar “POR UMA NOITE MAIS LONGA EM TAVIRA”.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial