JSD Tavira

sábado, 7 de julho de 2007

Movimento Cívico “Regiões, Sim!”

Realizou-se ontem dia 6 de Julho o Jantar-Conferência, do Movimento Cívico “Regiões, Sim!” com três nomes sonantes e apoiantes fervorosos da Regionalização, em Portugal, a intervir neste evento, Mendes Bota, Luís Braga da Cruz e Francisco José Carvalho Guerra.
Presentes estiveram personalidades de todos os quadrantes políticos e mesmo apartidários, pois é isso que se pretende, com este movimento, congregar associados das mais diversas áreas profissionais e ideologias políticas.
Das intervenções proferidas destaca-se a de José Mendes Bota, Presidente do PSD Algarve e o primeiro impulsionador e defensor desta grande causa que é a Regionalização, para o nosso País, e a qual transcreve-mos a seguir:

REGIÕES, SIM! PORTUGAL, SEMPRE!
Intervenção de abertura de José Mendes Bota proferido durante o Jantar-Conferência do Movimento Cívico “Regiões, Sim!”, realizado no Estádio Algarve no dia 6 de Julho de 2007

"Só a Regionalização pode travar o centralismo galopante que caracteriza o actual momento do País.

Durante 9 anos, após o referendo de 1998, abateu-se um pesado silêncio sobre a Regionalização em Portugal. Pelo caminho, tentaram matá-la de vez, com a suposta reforma da descentralização, que felizmente para o país foi o fiasco que está à vista, um nado-morto que só baralhou e nada acrescentou. Era a lógica do dividir para reinar.

Durante este longo período de luto, foram muito poucas as vozes que se fizeram ouvir em defesa da Regionalização.

Foi com a criação do Movimento Cívico “Regiões, Sim!” , a 26 de Abril último, que a Regionalização voltou para a ordem do dia do debate político nacional. Muitas personalidades voltaram a emitir opiniões. E isso é sempre positivo. A Regionalização voltou a ser falada.

Desde logo, suscitou as reacções primárias dos comentaristas do regime e de alguns beneficiários económicos do centralismo.

É claro que a verdadeira descentralização do país, não interessa à aliança entre o centralismo político e o centralismo económico.

Foi uma reacção muito primária, a roçar o insulto. Com muito pouca imaginação, e nenhuma elevação, diga-se. Para esses senhores, nós os regionalistas, não passamos de um bando de caciques locais, de anti-patriotas que querem dividir Portugal às postas, de políticos desempregados, e de interesseiros num bolo qualquer de interesses indefinidos, mas que pelos vistos alguém anda a abocanhar, tais as reacções.

Também nos acusaram de despesistas, inventando acréscimos orçamentais por conta da Regionalização.

Também houve quem nos chamasse apressados, por nos propormos desencadear o mecanismo de uma nova consulta popular. Como se não bastassem já 32 anos de atraso constitucional, como muito oportunamente relembrou recentemente Diogo Freitas do Amaral.

Tudo não passa de um rol de mentiras, demagogia e desinformação, que repudiamos com serenidade.

Não recebemos lições de patriotismo de ninguém, A Regionalização, por toda a Europa, é um factor de reforço da coesão e da competitividade nacional. Todos temos as nossas vidas, os nossos empregos, e as nossas funções. A Regionalização não será nem uma reserva de caciques, nem uma bolsa de empregos políticos. As finanças regionais, como muito bem está a demonstrar Miguel Cadilhe na Universidade Católica do Porto, contribuirá para a redução do défice público.

Olhemos à nossa volta, neste encontro de pessoas que desejam a Regionalização. Este é só o início de uma grande onda que irá propagar-se por todo o país. Vejam quem aqui está. Pessoas de todos os quadrantes do pensamento político, gente de vários estratos sócio-profissionais e formação intelectual. Pessoas com peso e activas na sociedade, cada qual representativa ao seu nível.

A Regionalização une-nos. É a sociedade civil em força que aqui está a dizer aos poderes políticos que também devem entender-se nesta matéria. A sociedade civil deseja este pacto de solidariedade nacional, antes que seja tarde, e antes que Portugal fique definitivamente fracturado entre o litoral e o deserto, entre a capital e a paisagem sobrante. Apelamos aos líderes políticos para que estabeleçam este pacto de entendimento e de regime.

Não estamos contra ninguém. Não estamos contra nenhum partido político. Não somos arma de arremesso de nenhuma oposição, nem correia de transmissão do poder instalado.

Somos contra o centralismo. E queremos a Regionalização. E ninguém nos desviará do nosso objectivo.

Ao longo dos seus curtos dois meses de vida, o Movimento mais do que duplicou o número de associados, está num processo de organização da sua estrutura interna, e de estudo sobre o estreito caminho jurídico-constitucional da convocação do referendo.

Ao contrário do que alguns dos mais entusiastas poderiam pensar, isto não era fazer a escritura, carregar no botão, e começar a recolher assinaturas no dia seguinte. Há precauções jurídicas que devem ser tomadas. Mas muito brevemente estaremos no terreno.

Precisamos do contributo de todos, em disponibilidade, em reflexão, em angariação de novos associados, até em apoio financeiro, que nada é gratuito.

Este Movimento Cívico é um rio ascendente. No amplo delta das suas convicções, estão os cidadãos e as cidadãs de Portugal. E a força da nossa corrente chegará à nascente da reforma política, na Assembleia da República. Serenos, mas convictos. Regiões, Sim! Portugal, sempre!"

José Mendes Bota
Estádio Algarve, 6 de Julho de 2007

7 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Mas que discurso completamente vazio... enfim!

sábado, julho 07, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

O teu discurso deve ser mais preenchido!
Não consegues olhar para os lados não?só em frente como os burros!

sábado, julho 07, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

outro... lol

sábado, julho 07, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

O movimento "REGIÕES, SIM!" arrisca-se a ser o movimento "SR. BOTA"...

Então, onde é que ficaram as intervenções dos demais oradores?! E o vice-presidente do PSD faltou à festa?!

domingo, julho 08, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

O Movimento não arrisca ser o movimento "Sr.Bota" porque está muita gente de todos os círculos políticos e apartidários ao lado do Drº Mendes Bota. Mas uma coisa é inegável, José Mendes Bota é um defensor a 100% das regiões e ele é o principal rosto deste movimento, luta pelos seus ideais, não vejo qualquer problema nisso. Mas é claro que há sempre as pessoas que mesmo da oposição não abrem por momentos os seus horizontes limitados.
Os discursos dos demais oradores não poderiam estar aqui, porque foram mais extensos e visto que Mendes Bota, moderou por assim dizer esta conferência, abriu e fechou o jantar, seria justo transcrever o seu discurso e claro sendo ele uma das principais figuras deste movimento.
Quanto ao vice-presidente do PSD Algarve, esteve lá sim, mas chegou atrasado por problemas graves, com um filho menor, não temos propriamente que estar a dar aqui este tipo de justificações tratando-se de assuntos familiares.

domingo, julho 08, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Caríssima Sofia,

Como é óbvio não seria esperar de outra coisa de ti que não a defesa do discurso vazio do Mendes Bota. Repara, não por este ser vazio, mas pela pessoa que o fez! Todos nós compreendemos que existe um limite para abertamente se criticar o presidente do PSD Algarve, quando se ocupa um cargo político na JSD! Agora, eu não ponho em causa que Mendes Bota acredite na regionalização, nem tenho nenhum problema que a JSD Algarve tenha apresentado uma moção a reboque do que Mendes Bota pretende. E também, goste-se ou não, acredito que Mendes Bota é um defensor acérrimo do Algarve e um dos poucos deputados algarvios que nos defende . A minha crítica mesmo, é com o total vazio que o seu discurso se caracteriza. Que o homem discursa bem para o regozijo das massas é uma verdade incontestável, agora que nada de novo aparece no seu discurso também! Vejamos então que os motivos para a regionalização são os que a regionalização é boa porque sim, porque não vai custar nada (é de borla), não vai ter ninguém à frente (os políticos não precisam dela), na europa também têm então nós também queremos ter, e por último, o importante é referendarmos primeiro e estudarmos o assunto depois. À semanas que o país está em turbulência porque finalmente se decidiram a fazer estudos exaustivos sobre um novo aeroporto em vez de o construirem logo, e agora atiram-nos a regionalização como nos atiraram o estádio Algarve. E a JSD, calada e sem ideias! Sim à regionalização, mas se me provarem que é melhor!

Cumprimentos e saudo-te pela actualização do blog!

segunda-feira, julho 09, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Gostaria de informar que não defendo Mendes Bota porque sim, a regionalização porque sim e muito menos tenho deveres de militância. Vivemos num país democrático e gozo de total liberdade de expressão, a prova até é bem evidente nos post’s deste blog, que atacam muitas medidas ou a falta delas, por parte do meu partido, na cidade de Tavira.
Até poderei aceitar que o discurso do Presidente do PSD Algarve, desta vez não fosse o melhor, mas o homem tem dado mais que provas e explicado por A mais B, porque é importante e para que se quer a regionalização.
A JSD não está nem calada e muito menos sem ideias, já ficou bem provado que somos a favor da Regionalização e o porquê. A moção apresentada em congresso provou o nosso empenho e razões do apoio a esta causa. Agora cabe a cada comissão politica, fazer o seu trabalho, mobilizando e sensibilizando a juventude para esta questão. Aqui falo apenas pela CPS a que presido e digo-o com todo o à vontade que temos mantido reuniões e conversas com jovens completamente apartidários e para meu espanto estão muito virados para a regionalização, sabem o que é, estão informados e muitos já se tornaram associados do movimento cívico, pois apresento-lhes as razões da JSD, apresento as que o movimento cívico defende e no fundo o Drº Mendes Bota e para surpresa agradável nossa, estão muito para aí virados, ao contrário da politica em geral ou militâncias partidária. Penso que não é tudo, mas no que toca à JSD Tavira é um começo e vamos efectuando o nosso trabalho.
De qualquer modo aconselho-te a leres mais qualquer coisa sobre o que foi este jantar conferência, no passado dia 6 de Julho, no último post de hoje.
Saudações pela visita ao nosso blog.

terça-feira, julho 10, 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial