JSD Tavira

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Três Marchas Apenas, a Desfilar no São João em Tavira

Longe vão os tempos, em que Tavira, se engalanava de côr, através de ruas inteiras enfeitadas, pelos seus próprios habitantes e tudo era feito com muito carinho e bairrismo. Anos mais tarde, surgem as famosas marchas populares, numa imitação muito fiel das famosas Marchas de Lisboa, as quais vêm trazer à cidade, um ponto alto nas comemorações do dia do município, a 24 de Junho.
Tudo foi decorrendo mais ou menos bem, nos últimos anos, apesar de algumas modificações que a organização das marchas requereu.
O que é triste de ver desde há cerca de 3, 4 anos a esta parte é que o número de marchas a participar no São João tem vindo a diminuir drasticamente. Tempo houve em que não se aguentava estar tanto tempo em pé a assistir as marchas a actuar, no seu primeiro dia, na Praça da República pois chegaram a ser uma dezena delas.
Eram muitas mas dava gosto, mais que fossem, só enriqueciam a cultura popular da cidade de Tavira, porque verdade seja dita, as nossas marchas nunca ficaram a dever nada às famosas marchas de Lisboa, desde os figurinos, às coreografias, passando por músicos e organização, tudo é pensado ao pormenor.
O que realmente é deprimente é olhar-mos para o passado e comparar-mos então, com os últimos anos, em que inclusivamente, no ano passado, teve que se ir buscar uma marcha da Fuseta, que de marcha só tinha mesmo a boa vontade. Marcha popular ali representada, não havia, e isto porque já o nosso número de marchantes era muito escasso.
Mas este ano bate-se o recorde com 3 marchas populares a exibirem-se dia 23 e 29 de Junho, na Praça da República e no Pavilhão Municipal Drº Eduardo Mansinho, respectivamente.
A chamada de atenção vai obviamente para a Câmara Municipal, pois é a impulsionadora de todo este acontecimento. Julgamos que está na hora de se repensar posições em relação à organização das marchas populares pois se a edilidade Tavirense teve coragem para acabar com a antiga Gala dos Artistas Tavirenses, Festival de Folclore dos Ranchos do Concelho, no dia 25 de Abril, actuações de artistas e grupos da terra, no Jardim Público,no verão, quando estes eventos não requeriam nem um terço das despesas das marchas pois estas envolvem um orçamento elevadíssimo e é do conhecimento público que a autarquia, não “nada” em euros, então será oportuno pensar noutros moldes para o São João.
Fica a deixa para quem sabe, se estudar uma solução, para voltar-mos a ter uma noite inteira de luz, côr e espectáculo, que tanto dignifica Tavira e seus habitantes ou então acabar de vez com o actual modelo, porque até ao nível de assistência, nestas duas noites de exibições, se nota uma quebra gigantesca. O público já não acorre para os festejos de São João, como em tempos, que se acotovelava para poder opinar, sobre qual a marcha mais bonita, agora chega a ser hora das marchas descerem a avenida dos correios e o povo não preenche as filas em frente às barreiras de segurança.
Bom São João e bom feriado da cidade de Tavira!

17 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Volta, Jacinto, estás perdoado!

quinta-feira, junho 14, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta-feira, junho 15, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Gostaria aqui, de deixar uma mensagem, lembrando que tenho o maior respeito pelo ex-presidente da Câmara de Tavira, jacinto Rodrigues ou mesmo pelo ex-presidente Fialho Anastácio, só que como tudo na vida tem um princípio, meio e fim, também o governo socialista na autarquia tinha que terminar, foram mais de 20 anos e sobretudo nos últimos, a cidade, parou algures no passado.
Temos que tirar o chapéu ao Engenheiro Macário Correia que fez Tavira saltar, do passado, para o futuro, em apenas poucos anos e tem todo o mérito por isso. Esta cidade está mais bonita e desenvolvida que nunca!
Agora como é óbvio não ando a dormir e tenho que realçar que há muitas falhas no executivo camarário, e pelos vistos a própria JSD Tavira o admite. Mas ainda bem que assim é. Isto é um sinal claro de democracia e liberdade de opinião.
Talvez esteja mesmo na hora de repensar em muitos aspectos da cultura de Tavira, a todos os níveis, mas na minha opinião, muito mais em relação a eventos para o povo, porque não nos esqueçamos que é este quem dá os votos ou os retira, em qualquer eleição.
Será bom talvez descer muito mais ao nível popular e tentar agradá-lo um pouco mais, porque realmente, longe vão os tempos das boas festas da cidade de Tavira

sexta-feira, junho 15, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

O São João deve ser o Santo António.

Nem os santos populares conhecem...

domingo, junho 17, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

É bom que se diga que o Big Mac contou com uma ajuda de peso no tal "salto para o futuro" de Tavira!

Ao contrário dos antecedentes, os Governos de António Guterres perceberam que só conseguiam modernizar o País de braço dado com as autarquias locais concretizando o maior pacote de transferência de competências e de recursos financeiros que há memória. Sejamos justos!

Só desta forma foi possível ás autarquias, e em especial às do Algarve promoverem obras de inegável interesse sob a baTUTA do Presidente da AMAL, gerindo de forma competente os fundos comunitários na região, e permitindo que o Estado se dedicasse à concretização de obras de maior porte como a conclusão da Via do Infante (e acessos às cidades do Sotavento, como foi o caso de Tavira!) e da Auto-Estrada, da electrificação e melhoramento da via férrea, da erradicação das centenas de lixeiras existentes, dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento básico, etc, etc...

Para além disso, Tavira também contou com a aprovação do Plano Director Municipal (ainda em 1997!) e de inúmeras verbas reservadas para obras e projectos em curso aquando da tomada de posse do Big Mac - Mercado Municipal, Depósitos de Água da Boavista, Piscinas Municipais, Palácio da Galeria ou Praça Velha - e ainda de outras que foram alvo de generosas contribuições do Governo Central - Biblioteca Municipal, Centros Comunitários de Santa Luzia e Cabanas, prolongamento da marginal de Santa Luzia, não foi?!

segunda-feira, junho 18, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Em resposta ao caríssimo anónimo, que parece perceber tanto de santos populares e padroeiros da cidade de Tavira que é uma coisa esperta:
Para ti anónimo se não sabes fica informado que o Santo Padroeiro de Tavira é o São João, e o feriado da cidade é precisamente, no seu dia, 24 de Junho, quando lá está, as marchas de São João saem à rua.
Antes dese fazerem os comentários tem que se saber do que se fala.

segunda-feira, junho 18, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Caríssima a. rita,

Talvez estejas errada, pois nem São João é o Padroeiro de Tavira, nem o feriado é da cidade, sendo antes feriado municipal, logo gozado em todo o concelho...

Na minha opinião, também não me parece correcto, pois deveria ser comemorada uma das datas da concessão da primeira carta de foral ou, em alternativa, da concessão do título de cidade por D. Manuel I, algures em 1520!

Outras cidades e municípios do Algarve já fizeram esse percurso, recolocando o seu feriado municipal em data mais apropriada. Pode ser que Tavira também se apegue de forma mais aprofundada aos seus valores históricos e, num dia próximo no futuro, comemore uma daquelas datas, ou mesmo outra, que os historiadores e arqueólogos considerem mais adequada ao nosso papel na História!

Cordialmente,

Z.

segunda-feira, junho 18, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

segunda-feira, junho 18, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Obrigada pelos esclarecimentos históricos, mas tal como em Lisboa, o Santo mais famoso e que muitos dizem ser o seu padroeiro, Santo António, mas não o é, na verdade, São Vicente é que apadrinha a Capital, aqui em Tavira é mais ou menos isso que acontece, com a diferença que não se conhece, nenhum outro Santo, que seja o padroeiro da cidade.
Quando digo feriado da cidade, eu e toda a gente sabe, que nos referimos a todo o concelho e não apenas a Tavira. É uma lógica corrente a que todos nem sequer reparam, porque Tavira é composta pela cidade e suas freguesias, sem desprimor para nenhuma.

segunda-feira, junho 18, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Caro Albuquerque Lima
Gostaria de o saudar pois já vi que temos pontos de vista diferentes sobre algumas matérias politicas, mas é bom debater os assuntos com quem não ataca, mas expõem ângulos diferentes do mesmo assunto.
De facto foram os governos de Guterres que deram o arranque para esta “parceria” entre Governo e autarquias e claro consequentemente gerir os fundos comunitários da melhor forma, estou de acordo!
Só que depois da obra feita e refiro-mo a algumas das já citadas por si que, há depois que saber geri-las e aproveitá-las da melhor forma e isso só foi possível com o actual Presidente da Câmara, pois eu costumo dizer que para se ser um bom presidente autárquico, não basta só a boa vontade, é preciso ter alguma bagagem politica e por vezes os contactos certos. Sem ofender os antigos presidentes da edilidade tavirense, mas o que lhes faltou foi o estofo politico no currículo e que o Engº Macário veio trazer para esta cidade, para além claro do espírito de iniciativa e capacidade de trabalho que os outros não mostraram sobretudo nos últimos anos, em que Tavira desapareceu do mapa do país.
Para além das obras já em curso, e que com o governo PSD ficaram concluídas, há muito mais agora para concluir a curto prazo, fruto do executivo camarário, claro está com ajudas muitas vezes do governo central é certo, mas as ideias e projectos advêm do Presidente e sua equipa, e grandes obras que Tavira irá ter.
Com o governo PS, não vi nada de novo e imponente, nascer, na cidade, nos 10 anos antes do actual presidente.
Já agora, e a propósito do texto, que estamos a comentar, gostaria de saudar a JSD Tavira porque ao contrário do que se diz, vão tentando mexer com isto. Podem não ter um grande trabalho político, mas a actual presidente, tem sabido, levar o nome da CPS a muitos locais e está a realizar um bom trabalho. Por tido isso boa apresentação das marchas para a Sofia, que acumula, diferentes trabalhos ao mesmo tempo.

segunda-feira, junho 18, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

a. rita = rita bessa?!
m. santos = márcio santos?!

os meninos tem hi5?! tem mail?! ou é só a Presidente que tem existência física, fotografia e contactos disponíveis?! A gente até se conhece da escola, da rua dos copos (sei lá!) e nem sabemos quem somos...

terça-feira, junho 19, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Tens toda a razão. E o engraçado é virmo-nos encontrar logo aqui no blog da JSD Tavira, de qualquer modo a CPS da JSD fica muito contente pela visita de todos.
A.Rita=não é a Rita Bessa, podia ser poque é a vice presidente da Sofia, mas não, sou uma amiga da dela, mas não essa Rita, se bem que costumamos andar todas juntas nas saídas à noite e não só e também sou militante da JSD.
M. Santos é um membro da JSD mas não o Márcio.
Seria bom dizer-nos quem és quem sabe podias colaborar connosco na Jota, precisamos de pessoal com ideias e que esteja do lado desta comissão politica.Se não quiseres identificar-te envia um mail, para a JSD Tavira. Vá Força!
Estas a ver "Sófia", há pessoal que está connosco, e bom seria se quiserem colaborar com a nossa equipa.

terça-feira, junho 19, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

ah já me esquecia Tony da Atalaia , todos temos hi5 e e-mail, mas como te digo manda um mail para nós e disponibilizamos os contactos e fotos ok?A Sofia trata disso.

terça-feira, junho 19, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Oba, ainda dizem que isto aqui não é sítio de engate. Andam a engatar o "pipol pra plitica", é o que é. E onde é que se encontram à noite?! Não é no sítio do costume, pois não?!

terça-feira, junho 19, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Meu caro M. Santos,

Com os actuais presidentes, o PSD e a JSD de Tavira parecem encaminhar-se para um processo civilizacional mais evoluído, sendo possível discutir ideias e projectos para a cidade e para o município. Antigamente, era ver "quem mais abanava o rabinho ao dono!"

"Com o governo PS, não vi nada de novo e imponente, nascer, na cidade, nos 10 anos antes do actual presidente." Como certamente saberá, o primeiro Governo de António Guterres foi eleito no final de 1995, sendo obrigado a desenvolver um programa eleitoral com um orçamento do anterior Governo. Assim, as suas orientações políticas praticamente só começaram a produzir efeitos reais em 1997. Para além de termos uma cidade fragilizada após as cheias de 1989 e 1991, quem é que não fez nada pelo Poder Local nos dez anos anteriores?! O amigo é jovem, compreendo que não saiba tudo!

Contudo, o município de Tavira viu-se bloqueado em muitas das suas hipóteses de crescimento devido à inexistência de PDM. Foi o último a ser aprovado no Algarve. Com graves lacunas, como a JS de Tavira apontou na ocasião (após um processo de discussão com os jovens da cidade, entre eles o actual líder do PSD-Tavira, como se pode ler nos jornais da época!), defendendo a sua imediata revisão, apesar de saber que tal era impossível legalmente!

Para memória futura, o PSD de Tavira agarrou-se aos argumentos da JS e atacou a proposta na Assembleia Municipal (pode-se ler nas actas...), apesar de saber que o mesmo era imprescindível para o desenvolvimento do concelho. Não obstante, apanhando-se no Poder, colocou-o em prática e não travou o crescimento insuportável da malha urbana da cidade e das sedes de freguesia. E o pior está para vir - mais 5.500 fogos até 2009!

Dez anos depois, a sua revisão já é possível. As ideias evoluiram e os cidadãos exigem mais participação. A cidade tem um plano estratégico. Os tempos são outros...

Saudações democráticas!

terça-feira, junho 19, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Não vejo qual o mal de incentivar a malta para a política, sempre é mais saudável, que andar por aí perdidos, sabe-se lá em que caminhos.
A juventude anda tão desligada destas questões que até acho muito interessante a JSD Tavira ter criado um blog, onde se pode discutir e debater ideias e porque não arranjar novos militantes. È uma forma tão digna como outra qualquer.

terça-feira, junho 19, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Amigo do Blog, Albuquerque Lima,
Em primeiro lugar deixe-me felicitá-lo mais uma vez pois parece-me ter conhecimento de causa sobre o que diz, só que não concordo com algumas ideias, apesar de concordar com outras.
É uma realidade que o PSD e a JSD Tavira, actualmente, não compactuam com tudo o que a Câmara faz ou diz. Este é o direito à liberdade que nos assiste e eu como militante e conhecedor, sobretudo da CPS da JSD Tavira, posso afirmar convictamente que não baixarão os braços ou enfraquecerão a voz para criticar sempre que necessário. E concordo de todo que tempos houve em que ambas as CPS “abanavam o rabinho ao dono” e isso a mim irrita-me solenemente.
Sou jovem é certo, mas não tanto como gostaria e daí ter uma opinião formada, relativamente ao que não vi acontecer, nesta cidade, até o PSD se instalar. A velhinha questão do PDM é daquelas que daria horas de discussão mas posso adiantar que o PS faria o mesmo. É a politica no seu melhor, quem vem a seguir agarra as ideias e muitas até, torna-as suas. O que me entristece mesmo e como já anteriormente tinha referido é que o povo muitas vezes quer ver soluções práticas e notórias a curto prazo e se possível para seu bem pessoal. Ora o que vi acontecer e os resultados eleitorais das últimas autárquicas demonstraram-no bem, mesmo após 2 mandatos, é o executivo camarário trabalhou em prol do povo.
Em Tavira criou-se emprego, nas novas unidades hoteleiras, por exemplo, não é bom? Ganhou a população com mais turistas e gerou-se emprego.
Os grandes supermercados, outra questão que deu emprego a muita gente. Poderão não ser obras da Câmara, mas cabe à autarquia aprová-las ou não, tanto que vão ser criados mais projectos do género, na cidade mas nem todos os que inicialmente foram propostos, foram do interesse camarário.
A requalificação da baixa da cidade de Tavira e que tanta polémica tem feito levantar, mas que é da autoria do actual Presidente. Tornou a cidade muito mais bonita e apetecível para qualquer um que chegue a esta terra.
Poderá dizer-me que alguns projectos vinham do governo PS, mas um dia acontecerá o mesmo, quando o PSD deixar de governar. Eu aqui, coloco-me sempre do lado do povo que sou, e digo que realmente o que interessa é o que salta à vista, a obra palpável e que a população agradece.
Quanto à questão dos fogos, não me diga que não é bom haver mais habitação? Se os jovens da terra não compram mais e muitos imóveis são apenas sazonais o problema está no apoio inexistente do governo para a compra de habitação. No entanto é possível atrair mais população para a cidade e creio que deverá ter conhecimento que este fogos vão fazer desenvolver a cidade para os subúrbios, que até estão muito na moda e nunca tirar a beleza estética da cidade ou tornando-a um aglomerado habitacional, no centro.
Gostei da sua deixa para a revisão do PDM, e que poderia muito bem ser uma das acções da JSD Tavira num futuro, mas mais uma vez aqui vai uma crítica para o PSD Tavira que não tem ninguém da comissão politica de secção, na Assembleia Municipal , facto que nos poderia ser muito útil, mas quem sabe um dia nós, desta direcção possamos ter uma acção muito mais relevante, se nos derem oportunidade…
Cumprimentos

terça-feira, junho 19, 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial