JSD Tavira

sábado, 7 de julho de 2007

Conselho Municipal da Juventude de Tavira

Tavira tem desde há uns anos, o Conselho Municipal da Juventude, um círculo composto na sua maioria pelas associações juvenis da cidade onde a JSD Tavira tem assento. Este Conselho reúne-se cerca de 3 a 4 vezes durante o ano com maior incidência em vésperas da Semana da Juventude em Tavira.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal que é de aplaudir não fosse a própria edilidade tavirense ser completamente omissa de politica para a juventude. É que tem-se vindo a assistir cada vez mais a uma desertificação dos jovens sobretudo a partir do momento em que iniciam a sua vida académica pois as oportunidades de emprego são escassas e muitas vezes apenas restritas a alguns.
Mas este não é um mal único, vejamos por exemplo, os mais novos que necessitam de informação sobre cursos superiores, universidades ou problemas relacionados com a sua faixa etária, pura e simplesmente não dipõem de um local apropriado e apenas direccionado para estas questões, porque os Postos de Informação Juvenil, do Instituto Português da Juventude, foram extintos, vá-se lá saber porquê.
Outro ponto que já há muito se debate nos Conselhos Municipais da Juventude é a criação de um local, onde as associações possam conviver entre si e mostrem o seu trabalho e actividades realizadas ao longo da sua existência. Aqui o gabinete da cultura julga muito bem o assunto, mas depois na prática não tem realizado qualquer acção no sentido de avançar com o projecto e já há muito que em todas as reuniões se discute esta ideia e até locais para a mesma.
Poderíamos apontar muitas mais falhas de uma não existência de politica direccionada para os jovens tavirenses mas ainda evocamos uma outra que a JSD Tavira tem ouvido vezes sem conta no contacto com os jovens e que afecta claro uma boa parte da população em idade escolar e não só, o que mais uma vez obriga ao jovens a ir daqui para fora em busca de divertimento. Em Tavira já lá vão os tempos em que os bares e locais de diversão nocturna pareciam cogumelos, não faltava divertimento e jovens de todas as idades na rua. Actualmente com a politica de encerramento de bares às duas horas da manhã, o que sucede e que já aconteceu com a JSD Tavira, é que o local está cheio e a noite animada, mas os proprietários não se querem sujeitar a ser multados, por isso toca a expulsar os clientes dos seus bares porque a policia anda a rondar o local. O que acontece na semana seguinte é que já lá ninguém volta.
Perguntamos se isto estará correcto numa cidade em vias de desenvolvimento? Meus senhores, duas da manhã ao fim de semana e sobretudo em pleno verão, em linguagem juvenil, são 10 da noite. Quem não gosta ou não quer acompanhar até esta hora, retira-se e dirige-se para o conforto do seu lar, agora com ideias destas como é obvio é cada vez mais difícil fazer os jovens tavirenses acreditar nos políticos ou mesmo cativá-los para a militância partidária.
Voltando particularmente ao ponto da ordem de trabalhos deste último Conselho Municipal da Juventude em que se fazia o balanço da última semana da Juventude em Tavira, realizada entre 11 e 20 de Maio, ficámos “esmagados” com o que ouvimos. Estamos inteiramente de acordo que o Gabinete da Juventude da CMT trabalha e bem porque durante toda a semana consegue mobilizar as associações e em articulação de esforços conseguiram triplicar as iniciativas, mas quanto ao ponto alto desta semana que culmina na sexta e sábado passa-se do ano de 2006 em que se trouxe os DZR’T, para este ano de 2007 em que se trazem três bandas que muitos nunca ouviram falar, Fonzie, Dapunksportif e Infame Senhor Desamor. Mais escandaloso é ouvir os membros do Conselho Municipal da Juventude e a Vereadora da Cultura dizerem que esta feira não pretende angariar fundos e temos é de dar valor aos artistas da terra, com os concertos organizados pela associação Rock da Baixamar.
Ora o ponto de vista da JSD Tavira é muito simples, é lógico que temos que dar importância aos artistas da terra, já aqui neste blog o referimos, mas não é só na semana da Juventude é ao longo de todo o ano, mas isso a Câmara não vê, parece que neste evento é que acordam para a vida. A Associação Rock da Baixamar tem todo o mérito por ainda ser das que faz qualquer coisa pela música em Tavira e ainda bem que estão sempre presentes na Feira da Juventude com os seus concertos. Agora vamos dar um salto para o futuro e acompanhar outros locais do Algarve, não é só fazer-mos comparações noutras áreas.
Qual é o mal de se angariar verba com esta feira, para no ano seguinte se fazer ainda mais e melhor? E porque não trazer cada vez mais bandas e artistas mediáticos? Esta é uma excelente forma para trazer população dos concelhos vizinhos a Tavira e ouvir falar desta Semana e Feira de Juventude que terá muito mais reconhecimento se apostar no grande dia da Feira, sábado, num nome sonante da música Portuguesa e porque não mesmo internacional, como em tantos outros locais deste país, independentemente de se gostar muito ou pouco dos artistas, têm é que agradar ao público em geral. Mas não! Ainda se ouvia na reunião do Conselho Municipal da Juventude um mar de disparates por parte de algumas associações dizendo que “os famosos já o são e não necessitam de mais divulgação. Os artistas de Tavira é que são bons e a esses é que tem que se dar oportunidade.”
É verdade que temos de dar valor e nós JSD tiramos o chapéu a associações como a Academia de Música de Tavira, associação Rock da Baixamar ou a Banda Musical de Tavira, mas durante os 365 dias do ano o executivo camarário, esquece estes artistas e outros da cidade, acabando e não promovendo eventos onde estes se mostrem. Mas trazer à cidade um nome do espectáculo apelativo só dignificaria o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Tavira
Assim logicamente nunca se irá ter uma Semana da Juventude digna deste nome se se continuar a pensar com esta pequenez.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Muito Bem!! Os meus parabéns à JSD Tavira por olhar para os lados e não só em frente, apontando o dedo sempre que assim o entende.
Continuem com este trabalho que não é fácil quando a Câmara é da vossa côr politica.
Este texto ninguém vem criticar claro, porque a JSD aponta falhas ao executivo da Câmara.Engraçado!Quando falam bem do PSD ou das obras e acções da Câmara, "chovem" as criticas à Jota e à presidente mas agora como criticam algo com que não concordam ninguém vem apoiar.
Não há dúvida que é muito mais simples falar mal do que bem, para certas pessoas, normalmente as mesmas, que estão sempre aqui no blog, dizer mal da JSD Tavira.
Força para a CPS da Jota Laranja de Tavira.

segunda-feira, julho 09, 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial