ExpoLuzia 2007, Não Convenceu!
Tal como já havíamos escrito num texto anterior, anunciando as Tradicionais Festas de Santa Luzia, vimos agora fazer um balanço destas festas que de tradição nem um nome mantiveram.
A ExpoLuzia como agora se chama às Tradicionais Festas dos Pescadores encheu, mas não convenceu e isto porque um novo modelo instaurado pela Junta de Freguesia da Vila está longe de chegar perto do povo.
Não há dúvida que esta Expo, em plena Avenida Marginal, tem condições excelentes com os novos pavilhões para os comerciantes e muito mais asseio, é um facto! Só que Festa Tradicional que se preze, pede barracas com tendeiros e a habitual comunidade cigana que traz as roupas que todos gostam de comprar, é também um facto inegável! A partir deste ano já não vai mais acontecer tal cenário, pois diz a o Presidente da Junta de Santa Luzia que não tendo nada contra os ciganos, era muito mau para a Vila, ver as ruas perfuradas de estacas para montagem de tendas e todo o lixo deixado, nos dias após a festa.
Muito bem! Nada a acrescentar não fosse o facto dos pavilhões terem preços elevadíssimos para aluguer o que afastou por completo os comerciantes menos abastados e claro o resultado foram meia dúzia de expositores com produtos, longe do agrado da população em geral.
Claro que agora é muito engraçado o executivo da Junta vir gabar-se pelo facto de a ExpoLuzia ter tido um número elevado de visitantes. É óbvio, Sr. Presidente Carlos Belhi! No verão, qualquer festa ou evento ao ar livre e com entradas gratuitas, pode até ser sinistro que o povo acorre, mais que não seja pela curiosidade para depois criticar ou porque se está em férias e dar uma volta na marginal de Santa Luzia é sempre agradável. Agora não se pense que o mérito foi desta ideia peregrina de transformar as Festas de Santa Luzia, estas com anos de história, em ExpoLuzia! O povo está aí para confirmar que não gostou dos moldes da Feira.
9 Comentários:
A EXPOLUZIA foi um sucesso inegável e é isso que incomoda tanto a JSD-Tavira!
O Presidente Carlos Belhy não é homem de deixar-se intimidar com o tamanho das obras em que se mete, dá a cara pela população que o elegeu contra todas as expectativoas (mesmo do PS-Tavira!) e arrisca a sua vida para defender Santa Luzia e os santaluzienses, como é público e sabido!
O rumo das festas populares do concelho de Tavira deve ser exactamente este, preservando as condições higio-sanitárias dos eventos (ASAE oblige!), a defesa da legalidade (acabando-se com a pirataria e a contrafacção!) e apostando em animação de qualidade, nomeadamente nos artistas e músicos da nossa Terra!
Para mais, o amontoado de barracas e a ambiência terceiro-mundista dos anos anteriores não era compatível com a qualidade do espaço envolvente. Ou será que estou enganado?!
Parabéns Sofia, "gostei muito" das tuas intervenções sobre Santa Luzia e as suas Festas, Nota-se que és uma pessoa que frequenta Santa Luzia com bastante assiduidade, emenda-me se a memoria não me atraiçoa, eras tu que anteriormente apresentava os grandes espectáculos que se realizavam nas nossas festas ou será que estou errado? Realmente eras grande profissional. (dor de qualquer coisa...) não deixas os teus créditos por mãos alheias, tem cuidado, (não mordas a tua língua...). Será que te lembras das festas de Santa Luzia, há uns anos atrás? Em que lugares montavam os indivíduos que transformaram a FESTA de santa luzia em FEIRA? Para tua informação gostei muito da forma como a junta de freguesia transformou uma feira desorganizada e sem regras, impedindo até alguns restaurantes, bares, snack-bares, de funcionar na avenida durante o período da festa, numa feira a que deu o nome ExpoLuzia, com poucos stands uniformizados, comercializando produtos devidamente legalizados, mas com muita dignidade, acompanhando a requalificação da nossa magnifica marginal bem como acompanhou o progresso e aquilo que se vem fazendo em outras vilas e cidades civilizadas como Santa Luzia.
Sofia os meus cumprimentos
Em primeiro lugar, cada um tem direito à sua opinião e a tua é tão válida como qualquer outra. A JSD Tavira para memória futura frequenta e muito a vila de Santa Luzia, onde temos muitos simpatizantes da Jota e do partido.
A opinião aqui expressa reflecte os comentários de populares que auscultámos pelas ruas da Vila. O facto de se ter uma festa organizada e mais asseada, o que é uma realidade e com bons artistas que foi sempre, não significa que tenha sido do agrado da opinião pública.
Aqui neste blogue e na CPS da JSD faz-se politica e por isso só há que criticar o que julgamos estar mal.
Já agora, agradecemos que os comentários não sejam dirigidos à Presidente da JSD Tavira pois os posts são escritos por várias pessoas da comissão politica de secção como tal a JSD Tavira não é apenas a Sofia Minhalma.
Ironia barata aqui não, porque pautamo-nos por falar de assuntos sérios e com quem é entendido nas matérias a debater, o que não julgamos de todo ser o caso, por isso vamos ter postura!
A CPS da JSD Tavira
Tenho algum interesse em saber quais as pessoas da JSD de Tavira que escrevem neste blogue para alem da sua presidente. Mostrem os nomes de quem escreve para termos a certeza que não é apenas a líder da JSD que escreve os posts bem como alguns comentários elogiosos à sua pessoa que estão assinados por pseudónimos ou ficam no simples anonimato.
Nunca irás saber quem são as pessoas da CPS que escrevem os textos a menos que as mesmas façam questão de tal facto.
Os textos aqui postados são previamente revistos por algumas pessoas da comissão politica encarregues do mesmo, logo aparece sempre “postado por JSD Tavira” pois são da nossa inteira responsabilidade. Apenas os textos transcritos de outras fontes mencionam a mesma, evitando deste modo plágios.
Os nomes das pessoas que compõem a nossa CP podem ser lidos nesta página de blogue não tendo nós obrigação alguma de mostrar-mos rostos de ninguém a menos que surjam num evento aqui publicitado.
Quanto aos pseudónimos e anónimos que elogiam a nossa Presidente podem tanto ser escritos por uma pessoa só, como aqueles que a atacam, não parece? É exactamente o mesmo. Mas se estás tão preocupado com os nomes da CPS, anónimos e pseudónimos dos comentários, começa tu próprio/a, por te identificares nos comentários, quem sabe outros o farão.
Não necessitamos de fazer esse tipo de jogo sujo porque somos suficientemente conhecidos e ao que parece o próprio blogue começa a estar algo divulgado e só agradecemos todos os comentários, mesmo os mais insultuosos pois revela a curiosidade em virem até ao nosso espaço ler o que se passa.
CPS JSD Tavira
Este último comentário é a mais completa mentira. As pessoas que integram a JSD de Tavira não só não escrevem neste blog como muitas delas nem sequer sabiam da sua existência. Tudo o que aqui está escrito é da responsabilidade da Sofia Minhalma que opina do forma isolada sobre uma série de coisas, muitas delas revelando ou falta de bom-senso ou de conhecimento.
Mas deixo outra perunta. Há quanto tempo não há uma reunião com todos os membros da comissão política da JSD de Tavira?
Cara Sofia!
Este comentário que aqui faço dirijo-o a si e não à JSD, até porque este BLOG parece-me ser mais seu e só seu, ao invés daquilo que é afirmado por variadíssimas vezes considerando este um BLOG da responsabilidade da Juventude Social Democrata.
Não posso deixar de referir que acho imensa piada quando são utilizadas expressões como: “A JSD reuniu e decidiu”! Decidir pouco decide e reunir nunca reúne, como é sabido.
O comentário
Muito me entristece saber então, que a minha amiga, gostava de comprar, e passo a citar "roupas que todos gostam de comprar", isto a que se refere, são imitações, são produtos ilegalmente transaccionados e pelos quais o estado Português gasta uma fortuna na tentativa de os investigar e apreender.
Por outro lado gostei muito da sua visão futurista, de requinte e politicamente muito correcta ao afirmar que "Festa Tradicional que se preze, pede barracas com tendeiros e a habitual comunidade cigana”, realmente é perfeitamente normal que os chamados “JOVENS” (uma espécie rara que ninguém entende) fiquem cada vez mais à margem das acções, actividades e envolvimentos políticos… e isto tudo por culpa dos dirigentes associativos das diferentes Juventudes Partidárias de todo o Pais.
Gostava portanto de perguntar quem afinal gosta de comprar produtos ilegais e quem considera as barracas uma característica sólida do Urbanismo Festivo Tavirense? A Sofia Minhalma (presidente) ou a JSD?
E para que nada fique sem justificação, informo que sou conhecido da presidente da JSD, que fui o responsável por esta ocupar o cargo que ocupa e que este meu comentário em nada altera a minha relação pessoal com a mesma, no entanto, estou a fazer politica por conta própria, um palavrão chamado “cidadania” e isto dá-me o direito de criticar o criticável (arguemnto por si utilizado anteriormente e que aparentemente tudo justifica), quando ainda por cima são esquecidos os princípios de Solidariedade Partidária. A seriedade deste comentário espero ver justificada pelo não anonimato do mesmo.
José Paraíso
Podia dizer-te tanta coisa Zé, mas não vale a pena. Dava para ficar o dia todo a contradizer-te. Começa a dar-te mais com o "zé povinho", a ouvir as classes mais baixas da população e vês o que te dizem em relação à noticia em concreto.
Já agora, não leste uma única linha no texto em que eu mencionasse que gostava de comprar roupa de contrafacção ou que me referisse à roupa falsificada em concreto. Vê-se que não frequentas as feiras se o fizesses saberias que nesses locais existe uma variedade enorme de produtos que não são de contrafacção e que o povo adquire. Sim porque nem toda a gente tem possibilidades para comprar roupa nas tuas lojas certo?
Se também não sabes informa-te que em todas as Jotas os blogues são administrados pelo Presidente e não me parece que sejas a pessoa mais indicada para dizer que a JSD Tavira não se reúne, porque até o verão começar, muitas foram as reuniões e eventos que comuniquei aos militantes, via SMS, e não te vi em nenhum deles.
Como te digo poderia argumentar-te cada uma das linhas que escreves mas tal como tu, também eu tenho a vida muito ocupada para perder tempo a justificar "coisinhas" deste género que numa próxima reunião serão debatidas e onde espero encontrar-te.
Infelizmente as minhas palavras foram mal aceites, as minhas frases mal adaptadas e as minhas opiniões criaram reacções pouco delicadas e civilizadas por parte da JSD TAVIRA.
Não queria com este comentário fazer nada mais se não, dar a minha opinião acerca das festas de Santa Luzia, e foi o que fiz.
Fico muito incomodado que a JSD TAVIRA trate tão mal as pessoas, apenas por estas apresentam pontos de vista diferentes e de forma, presumo, educada.
Devido a estas insinuações e advertências da JSD TAVIRA para comigo, e não estando eu preparado para discutir no tom, então pela JSD TAVIRA imposto, em resposta ao meu comentário, informo por isso que não voltarei a participar mais deste Blog, tão Democrático, Educado e muito Imparcial que a JSD TAVIRA constituiu.
Volto novamente a identificar-me José Paraíso, presidente de nada, não reúno com ninguém e o que digo é porque o sinto e não me aconselho com ninguém.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial