JSD Tavira

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Notícias Sobre a Campanha de Luís Filipe Menezes

O que está em jogo nas próximas eleições no PSD
Há muita gente que resume as próximas eleições do PSD a um simples duelo entre duas personagens diferentes que se distinguem por se exprimirem de forma diversa . O temperamento mais apaixonado do Dr Luís Meneses , não é necessariamente contrastante com a argumentação sincronizada e pedagógica do Dr Marques Mendes. Ambos, como qualquer político, tentam realçar as suas virtudes públicas; ambos, cometeram maroteiras políticas; ambos fizeram e desfizeram acordos e alianças; ambos têm, no seu já longo curriculum político ,um rol de realizações e vitórias, à mistura dos habituais dizeres e desdizeres - não fossem eles , seres da mesma selva. Porém, cada um, com a sua circunstância, merece respeito pelos contributos que deram à sociedade.
O que vai estar em confronto, vão ser conceitos de sociedade, praxis de oposição e dinâmicas politicas diversas. Se o eleitorado partidário continuar a pensar que o PSD é um partido conservador, nada inovador, pouco distinto do PS no poder, parco em projectos e apenas politicamente reactivo - não há dúvida que um candidato veste melhor estas vestes. A tarimba da política parlamentar ,forja lideres do sistema , pouco abertos á mudança, sustentados pelo visão estática do mundo e da sociedade. A oposição só pode acontecer em meia dúzia de intervenções parlamentares ou, pelas palavras que esvoaçam num ou outro comício. Na Justiça , na saúde, na educação , na economia e nas finanças não têm saído projectos que façam a diferença .
A melhor prova da incapacidade de ser oposição, é o grau latente de descontentamento que campeia no meio das pessoas e das organizações, e o PSD nada conseguiu capitalizar politicamente. Aos olhos do eleitorado ,os actuais responsáveis partidários ,são actores da mesma peça, cometeram os mesmos erros, praticam a mesma linguagem, são sócios das mesmas formas de ver a sociedade e de resolver a crise. Portanto, quem actualmente dirige o PSD desbaratou um capital tremendo , gratuito e fácil, que adveio dos erros do Governo. Já não falo do capital que devia provir de projectos alternativos e da visão diferente da sociedade , esse sim mais custoso e trabalhoso e que traduziria uma oposição de qualidade .
Para a democracia e para o PSD, o pior que pode acontecer, é continuar tudo na mesma – morno, apagado , conservadoramente igual . Neste contexto, não há dúvidas que o Dr Filipe Meneses, pode trazer à vida política um novo sinal , novos projectos e novo dinamismo. Estar em sintonia com as bases do Partido, traduzir sentimentos e trazer propostas concretas de governação devidamente informadas por uma coerência ideológica que é fundamental para a continuação da democracia. Ao contrário,, do quem tem sido afirmado, há muitos quadros dispostos a apoiar a mudança e, as capacidades regenerativas do Partido, não se esgotaram com as figuras ilustres e mediáticas que tiveram o seu tempo.
O actual partido do Governo , chegou ao poder porque soube enterrar uma certa forma de estar, porque estabeleceu roturas e porque abriu caminho a uma certa juventude. Chegou altura de o PSD fazer o mesmo , sem perverter a ideologia e a postura política. Os valores na sociedade e nos Partidos são garante do pluralismo e assegurarão uma alternância governativa. Não é populismo estar sensível aos anseios da população, mas sê-lo-á se forem tratados pela via de um facilitismo não balizado por fronteiras de valores.
O que se vai jogar no PSD é a mudança em relação ao estático, o modernismo versus um saudosismo feito de mitos .

Artur Osório Araújo
in O Primeiro de Janeiro
29 de Agosto de 2007

Hoje, Quarta-feira, Luís Filipe Menezes janta com Mandatários Distritais da JSD em Coimbra

Hoje, Quarta-feira, dia 29 de Agosto, às 20H00, no Restaurante Rui dos Leitões, em Coimbra, o candidato à liderança do PSD, Luís Filipe Menezes, reúne-se com todos os mandatários distritais da JSD do país.

Textos retirados do site oficial da campanha de Luís Filipe Menezes

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial