JSD Tavira

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Ribau Esteves contra “folhetim das quotas” no PSD

Ribau Esteves acha que deve haver “recato” no PSD na guerra do pagamento das quotas. Ontem, depois de atacar a direcção de Marques Mendes por causa das “dificuldades” no acesso aos ficheiros actualizados dos militantes do PSD, o porta-voz da candidatura de Luís Filipe Menezes apelou ao fim do “folhetim das quotas”, mas não excluiu o recurso ao Tribunal Constitucional (TC). “Não queremos recorrer a entidades de fora do PSD. Acharíamos que era a negação da seriedade do partido”, justificou Ribau Esteves, acrescentando, no entanto, que “a luta tem um limite”. “Não vamos ficar até 18 de Setembro [data limite para pagamento das quotas] a olhar para uma circunstância que é inaceitável em democracia”.
Não foi uma, mas várias as circunstâncias que Ribau Esteves inscreveu no “folhetim “. Desde a complexidade do seu pagamento - “os militantes precisam de uma ou duas semanas para terem acesso ao processo” - à “desmobilização” de um partido no qual apenas “um quarto dos seus militantes tem as quotas em dia”, às críticas ao secretário-geral, Miguel Macedo, “que é parte no processo, porque é apoiante de Marques Mendes”, e ao presidente do Conselho de Jurisdição Nacional, por não acompanhar em permanência o processo eleitoral. “Quem devia ser árbitro é jogador. A nossa candidatura não conseguiu saber quantos militantes actualizaram as quotas no último mês”, denunciou, assegurando que, caso Menezes vença as “directas” de 28 de Setembro, as regras vão mudar, para permitir que os militantes possam regularizar a sua situação até “ao momento do voto”.
À parte esta polémica, Ribau Esteves recuperou as bandeiras políticas que Luís Filipe Menezes tem apresentando ao longo do último mês, na sua campanha interna para reavivar a derrota eleitoral de Lisboa e encostar a direcção de Marques Mendes “ao partido dos 15 por cento”. Mas também a líder da distrital de Lisboa, Paula Teixeira Pinto, “uma das pessoas que estão na linha da frente no apoio à candidatura de Marques Mendes, que continua a actuar como se fosse politicamente viva e não uma dirigente demitida”. Ribau estranha mesmo que as eleições para a distrital de Lisboa continuem por marcar e argumenta que, depois da “humilhante derrota”, é urgente escolher uma nova liderança para dar estabilidade política no município lisboeta.
Sobre a “segunda fase” da candidatura de Menezes, repousará nas bases e é para elas que Ribau fala, ao trazer à ordem do dia uma das propostas mais emblemáticas: eleições directas para a escolha de deputados, para “acabar com os deputados sem terra”. Ou ainda ao desvalorizar o apoio dos “notáveis” à candidatura de Mendes. “Não vamos fazer desfiles de gente importante. A maior parte deles tem muito passado e pouquíssimo futuro”, afirmou. A excepção foi para Manuela Ferreira Leite, que Menezes convidou para voltar a presidir à mesa do Congresso. “É incómoda a proposta? Fizemo-la com clareza. O convite está feito e foi recebido com simpatia”, sublinhou.
O secretário-geral do PSD, Miguel Macedo, rejeitou ontem as acusações lançadas pela candidatura de Luís Filipe Menezes e garantiu ter enviado “sete mil e oitocentas e tal folhas com o nome, a morada, o número de telefone e a situação de cada militante”. “As regras e os procedimentos são os mesmos de todas as eleições de há muitos anos, incluindo as da concelhia de Gaia, onde foi eleito o dr. Luís Filipe Menezes”, reagiu o secretário-geral do PSD. Miguel Macedo, que ontem participou na abertura da Universidade de Verão dos sociais-democratas, pede debate político. “Tenho ouvido muitos militantes a queixarem-se de que se está a desperdiçar esta campanha porque não se estão a debater propostas políticas”, advertiu.
Filomena Fontes, in Público
28 de Agosto de 2007
Retirado do Site Oficial da Candidatura de Luís Filipe Menezes

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Penso que este blog precisa de ter menos lavagem de roupa suja, menos mexericos sobre o que se passa na vida de qualquer um; mas sobretudo precisa que se discuta coisas sobre a cidade de Tavira. Ou será que a Presidente da JSD só quer falar do que faz fora da cidade, das suas viagens a Bruxelas, jantares aqui e ali... porque não discute e aponta os problemas de Tavira como por exemplo o transito, a degradação das estradas, a questão social e de apoio escolar, as questões da degradação de alguns monumentos históricos e inércia da Câmara ante isso. Fale mais da vossa cidade e deixem os outros para segundo plano. Que alternativa querem vocês ser ao PSD local, que querem alterar se não conhecem a vossa cidade. Aprendam primeiro a política local e não encham o bandulho nos jantares.

Ramiro Alte da Veiga

terça-feira, agosto 28, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Sr Alte da Veiga. A Presidente da JSD só fala daquilo em que está em evidência, por exemplo da Academia dos Morangos - seu local de trabalho - como se isso fosse realmente algo de importante para a cidade. Isto é apenas para se pôr em evidência.

Conceição Mansinho

terça-feira, agosto 28, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Meus Caros, Alte da Veiga e Conceição Mansinho
Em primeiríssimo lugar, vamos acabar com a ideia retrógada e falsa de que os senhores por serem mais velhos, sabem tudo e tem muito mais experiência de vida para opinar seja sobre aquilo que for, pois podia fazer uma lista de ilustres, por exemplo, que de muito, só a idade, experiência de vida é zero.
É um facto inegável, que é triste a lavagem de “roupa suja”, mas infelizmente ela existe em todo o lado e muitas vezes é executada por pessoas que se dizem de bem. O meio político não é excepção. Os comentários aqui expressos são da responsabilidade de cada um, ainda que camuflados com anonimato ou pseudónimos, mas esta é a filosofia de um partido e Jota que se quer cada vez mais democrático, a liberdade de expressão. Apenas não admito comentários à vida pessoal de cada um pois não são para aqui chamados e os mesmos são automaticamente banidos.
Quanto à critica que me é dirigida sobre o não comentar-mos assuntos relevantes sobre a cidade de Tavira, das duas uma, ou não andam a ler o blogue com atenção ou criticam a troco de nada, pois estão bem explícitos vários textos que revelam problemas em Tavira e depois ficam à consideração de cada leitor concordar ou discordar.
Para além do mais, o povo é fantástico, se criticamos a Câmara por algo que julgamos estar menos bem, “caiem-nos” em cima, se não o fazemos somos acusados de compactuar com o que está mal. Haja paciência!
Caso não saibam um blogue, como o de uma juventude partidária e só no Algarve são vários os existentes, não divulga apenas noticias partidárias mas também informações úteis de eventos e acontecimentos no concelho, tal como o da JSD Tavira. Se os caríssimos acham que os textos não são interessantes só os convido a escreverem para o nosso e-mail que nós publicamos o que consideramos relevante, como aliás convidamos, no lado direito, da página do Blogue.
Se publico textos sobre os eventos onde vou é muito natural, não acha? Se vou em representação da JSD Tavira e onde nem o PSD está presente é mais do que normal, dar a conhecer ao público, os locais onde me desloco, ou outro membro da comissão politica, em representação da Jota e da cidade.
É outro dado adquirido, vou a muitos lados e só não compareço em último caso, e divulgo sim, isso incomoda-a D. Conceição Mansinho?? É que ao contrário de uns e outros com responsabilidades públicas que não comparecem a nada e toda a gente repara, eu vou e divulgo pois tenho muito orgulho em representar a JSD e a minha terra, em qualquer lado do país ou do mundo.
E quanto ao seu comentário no seu todo, D. Conceição, não me parece que seja a pessoa mais indicada para criticar esta ou aquela minha atitude, há pessoas que se põem em evidência, por motivos muito mais deprimentes e escandalosos que os meus, ainda para mais quando vou ao serviço da JSD e não em meu nome pessoal. Acha que ao fim de tantos anos e trabalhar em rádio e a apresentar espectáculos, eu preciso de me evidenciar? Toda a gente me conhece e mais importante que o seu comentário, é que me reconhece o trabalho em qualquer área em que me envolvo. Não são comentários destes que me abalam minimamente. Quando se vem a um blogue deste género dar opinião ou criticar algo, está-se a exercer um direito que a Internet proporciona, desde que os comentários tenham a ver com as noticias em causa, o que não é de todo o seu caso e depois há outra coisa muito importante, dizer sim porque o outro disse ou não porque não, são argumentos básicos de uma senhora que até parece ter algum bom censo. Falar bem ou mal politicamente mas usar argumentos válidos e ter noção daquilo que se está a dizer é regra básica de quem é bem formado.
Também não me parece ser nada boa observadora deste espaço, senão vejamos. Dos 62 textos deste Blogue, apenas 2, falam em serviços da Academia Morangos, com informações úteis para quem eventualmente possa estar interessado e já lá vão há muito tempo esses 2 textos, em 62. Logo, completamente despropositada essa observação não concorda? Se é o meu local de trabalho ou não, também nunca o mencionei nem tenho intenções de o fazer, parece é que fica muito incomodada por assim ser. Também não entendo! É que se tiver um emprego melhor, agradeço, mas na minha área de preferência. É que nem toda a gente tem a sorte de ser funcionário público ou nascer em berço de ouro por isso não há que ter vergonha do que se faz na vida, desde que feito honestamente.
Nos últimos dias só se tem publicado notícias relacionadas com a campanha para as eleições directas no PSD, não vejo fundamento algum em comentários destes. E é justo se estou presente em alguns eventos da campanha de Menezes, da qual sou mandatária por Tavira, divulgar, assim como publicamos textos da campanha de Marques Mendes.
Quem não gosta, só tem 2 hipóteses: ou não vem ao Blogue ou com todo o gosto da nossa parte, escreve textos e envia-nos, para posterior publicação.

Sofia Andreia Minhalma
Tavira, 29 de Agosto de 2008

quarta-feira, agosto 29, 2007  
Blogger Guilherme Apolinário Portada disse...

"Toda a gente me conhece e mais importante que o seu comentário, é que me reconhece o trabalho em qualquer área em que me envolvo."

Retirado de um texto Sofia Andreia Minhalma

"Presunção e água benta cada um toma a que quiser."

Dito popular


(Apenas faço as citações para não ocorrer plágio) :)

quarta-feira, agosto 29, 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial