JSD Tavira

domingo, 25 de novembro de 2007

Comunicado

Balanço de Um Ano e Meio de Mandato

Após um ano e meio de mandato e a passos largos para mais um combate eleitoral, a CPS da JSD Tavira faz um balanço do passado, presente e futuro próximo da Juventude Social Democrata de Tavira.

-Começamos pelo facto da JSD Tavira nem sempre ter estado no activo, apesar desta ser uma situação muito frequente sobretudo a partir do momento em que o PSD é poder autárquico, pois infelizmente ainda há muitos militantes que só se lembram da Jota, nos anos de eleições autárquicas e isto ocorre em Tavira, no Algarve e em todo o país, são os ecos de outras CPS. No entanto temos muito orgulho quando nos encontramos com os companheiros de outras comissões politicas sobretudo no Algarve e que ainda se lembram de um presidente de há uns anos atrás, da Distrital da JSD, que é de Tavira, Fernando Viegas, de quem todos se lembram ainda e isso deixa-nos contentes por Tavira já ter dito um presidente da CPD.

-Até porque este feito não se repetirá tão cedo, ao que se julga. A juventude está cada vez mais afastada da política, fogem como “o diabo foge da cruz”. Nos actuais militantes, muitos estão a entrar na fasquia dos 30 anos e é inexistente a faixa etária entre os 16 e os 20 anos que esses sim são uma continuidade, são a garantia das Comissões Politicas.

-No caso concreto de Tavira, muitas vezes temos sido acusados por uns de não atrair novos militantes para a JSD, mas também apoiados por outros, por tentar-mos pelo fazer o que muitos não conseguiram em muitos anos, levar o nome da comissão politica de Tavira aos 4 cantos de Portugal e divulgar algum do nosso trabalho e bastante orgulhosos ficamos, quando outros companheiros se dirigem a nós e falam-nos da magnifica cidade em que se transformou Tavira, claro que esse é um mérito do Engº Macário Correio, facto inegável, mas ficamos sempre envaidecidos quando em representação da JSD e por ser de Tavira, nos confrontam com estes elogios.

-Voltando ao facto de não mobilizar-mos os jovens, esta questão não se prende a nenhum de nós em particular na Comissão Politica pois nem sempre foi assim, mas é a velha história que impera como já se disse anteriormente. No período que antecede as eleições autárquicas e logo após estas, a juventude ainda está sob o efeito da euforia, mas depois ir a reuniões fora de Tavira, a jantares, colóquios, acções de formação, ninguém está para isso alegando sempre outras prioridades. É triste mas é o que acontece, há sempre outras responsabilidades que quase ninguém consegue conciliar. É pena porque com método e organização, tudo se faz!

- Fazer novos militantes, era um dos objectivos que a actual CPS da JSD Tavira tinha em mente e ideia da qual ainda não desistimos só que esta é uma missão quase impossível, este é um facto que mais uma vez se verifica um pouco por todo o Algarve e estende-se a nível nacional e ainda há secções bem piores que a de Tavira.
Aqui na cidade o maior problema para a juventude não se mostrar interessada na militância partidária, para além do descrédito de uma forma geral, nos políticos, é a falta de uma politica de juventude para a cidade, é a falta de apoio aos jovens, falta de emprego, de diversão, é um conjunto de situações que ao longo dos anos, mas sobretudo neste ano e meio temos auscultado junto de muitos jovens tavirenses e como é óbvio não temos argumentos perante tais factos pois sabemos que é tudo verdade.
Tavira está tornada cada vez mais numa cidade de dormitório, de passagem, não numa cidade onde as camadas mais jovens se sintam seguras para se fixarem na vida, pois a cidade não oferece estabilidade a muitos níveis, sobretudo aos jovens recém licenciados e em inicio de vida.

-Dentro do que é possível a actual CPS da JSD Tavira vai tentando fazer algo. Temos actualmente um blogue na Internet, coisa nunca antes realizada por outra comissão politica, onde se pode estar a par de tudo o que se vai passando a nível da cidade de Tavira, as nossas criticas e louvores. Novidades sobre o PSD e JSD local, regional e nacional.
Colaboramos em todas as iniciativas e actividades desenvolvidas pelas Comissões Políticas da JSD, no Algarve, sempre que solicitada a nossa presença e colaboramos em tudo o que a Distrital da Jota tem realizado, levando sempre o nome dos Jovens Social-Democratas de Tavira a todos os lugares possíveis.
Para além do mais e que fique bem claro, contrariando algumas opiniões pouco inteligentes, a JSD Tavira tem a melhor das relações politicas e pessoais com todas as Jotas do Algarve, contando com o apoio incondicional do Presidente da Distrital da JSD, Fábio Bota, bem como igualmente conta com o apoio do PSD Algarve com quem mantém uma excelente relação politica.

- Voltando um pouco atrás, ao blogue que a JSD Tavira criou, este é um espaço em que se pode ficar a conhecer toda a actividade da JSD e PSD a nível local, regional e nacional, para além de se ir noticiando o que vai acontecendo por Tavira e um pouco também pelo Algarve. Qualquer pessoa pode escrever um texto enviar para o nosso e-mail e será publicado, depois qualquer leitor poderá deixar o seu comentário sobre o caso em questão. Era esta a ideia inicial de um Blogue, para a JSD Tavira, o que teve de mudar pois começaram a verificar-se comentários de uma baixeza ao mais alto nível, muitas vezes insultando o bom nome de personalidades do PSD e JSD de Tavira. Posto isto actualmente nada mudou no nosso blogue à excepção dos comentários que depois de redigidos, são previamente aceites ou não pela CPS e só lá se encontram comentários que tenham a ver com as noticias em causa ou criticas politicas. Ataques à vida pessoal, seja de quem for, não vale a pena, porque não são tidos em conta, muito menos camuflados por nomes fictícios ou anonimato, o que mais uma vez revela uma falta de carácter gigantesca por parte de quem os escreve.
Continuem a visitar-nos no nosso blogue e deixem os vossos comentários, ou escrevam-nos para o nosso e-mail.
Morada do Blogue: jsdtavira.blogspot.com
E-mail: jsdtavira@clix.pt
Todos os militantes são bem vindos, todas as criticas, desde que construtivas são melhores ainda, ajudam-nos a crescer e a aprender, a CPS da JSD Tavira gostaria muito de poder trabalhar com os actuais militantes da JSD Tavira e fazer ainda muitos mais. Venham colaborar connosco porque para ideias iguais já basta as que nós temos, tragam-nos ideias e iniciativas diferentes, espírito de trabalho em equipa, pois ideias divergentes podem ser a receita para grandes projectos e actividades.

- Na JSD Tavira temos um lema: para nos criticarem com algo construtivo, óptimo mas vindo de quem sabe ou já fez melhor, agora criticas vindas de quem nunca está presente, não aparece, não colabora, não faz e nem nunca fez, pura e simplesmente são ignoradas.

- Quando terminar o nosso mandato venha alguém e faça melhor é o desafio que deixamos e só depois poderemos conversar e avaliar os trabalhos desenvolvidos, criticar pelo prazer de deitar abaixo, para nós JSD Tavira, não vale a pena porque só nos dará ainda mais força para seguir em frente.

- Agradecemos a todos aqueles que ao longo deste ano e meio nos têm demonstrado confiança politica e queremos continuar a fazer muito mais pela cidade de Tavira, se nos deixarem, mesmo depois da idade já não permitir pertencer à JSD.

A Presidente da Comissão Politica de Secção da JSD Tavira

Sofia Minhalma

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

"e divulgar algum do nosso trabalho"

Mas qual trabalho?

terça-feira, novembro 27, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Não sabes ler? a JSD Tavira, fala em algum trabalho. não será importante colaborar com a distrital e outras CPS levando o bom nome de Tavira mais longe?
Num comunicado com tantos factos relevantes é irónico só se preocuparem com a frase acima transcrita.
Os factos aqui relatados e importantes que são para a juventude do concelho, não importa ou não convém discutir?

quarta-feira, novembro 28, 2007  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quarta-feira, novembro 28, 2007  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial