JSD Tavira

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

MOVIMENTO DAS MULHERES SOCIAL DEMOCRATAS DO ALGARVE


Acaba de ser criado o Movimento das Mulheres Social Democratas do Algarve. Trata-se de uma estrutura informal de apoio aos órgãos locais e distritais do PSD, criada por decisão da Comissão Política do PSD/Algarve, sob impulso do seu presidente, Mendes Bota, que fez da questão da valorização do papel das mulheres na política, um ponto basilar do programa que apresentou aos militantes nas recentes eleições internas.

Na tarde do passado dia 20 de Setembro, foram criados 13 Núcleos Municipais, e eleitos os respectivos Secretariados e Coordenadoras, numa acção sem precedentes na história do partido no Algarve.

As Coordenadoras dos Secretariados Municipais eleitas foram:

Albufeira – Indaleta Cabrita
Alcoutim – Graça Pereira
Aljezur – Rosa Cigarra
Faro – Olga Cruz
Lagoa – Lina Neto
Lagos – Eva Neto
Loulé – Maria de Deus Domingos
Monchique – Sandra Delfino Duarte
Olhão – Maria do Carmo Correia
Portimão – Antonieta Guerreiro
S. Brás de Alportel – Estela Mendoza
Silves – Sofia Cavaco
Tavira – Elsa Cordeiro

A motivação que levou à criação deste Movimento, está expressa no seu Regimento, e tem a ver com a sub-representação das Mulheres nos lugares de relevância pública, o que limita a sua contribuição nos processos de tomada de decisão, e traduz uma profunda iniquidade que coloca em causa a qualidade da Democracia e da participação equilibrada de géneros.

O PSD/Algarve considera que as Mulheres, enquanto agentes políticos, devido à sua mundividência própria, trazem à causa pública novos saberes, valores, sensibilidades e estilos de actuação que contribuem para a revitalização da Democracia e da confiança dos cidadãos nas suas instituições.

O MMSDA tem como objectivos específicos:

1- Promover o crescimento da militância, e a participação activa das Mulheres na vida política e partidária.

2- Desenvolver um conjunto de actividades, designadamente em matéria de formação política e autárquica para as militantes, em articulação com as estruturas locais e distritais do Partido;

3- Angariar mais militantes, Mulheres, que, estando envolvidas activamente na sociedade civil e no mercado de trabalho, tragam ao PSD mais e melhores dinâmicas de interacção com o meio envolvente;

4- Promover acções de defesa da igualdade de oportunidades para todos, ao nível da vida social, económica, cultural e política, e denúncia da violação dos direitos e da violência que se abate sobre as Mulheres;

5- Cooperar com as estruturas locais e distritais do PSD, tendo em vista o cumprimento da nova Lei da Paridade, e as suas implicações nos processos eleitorais autárquicas e legislativas.

O líder do PSD/Algarve, Mendes Bota esteve presente, a título simbólico, no início da primeira reunião de trabalho do Secretariado Distrital, dirigindo-se às dinamizadoras do Movimento nos seguintes termos:

“Gostaria de felicitar todas as militantes eleitas, candidatas e eleitoras. Este é um dia importante para o PSD/Algarve. Pela primeira vez, existe um sinal muito forte de reconhecimento e de valorização do papel das mulheres social democratas na sociedade e na vida política em particular.

Sempre me bati pela promoção da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens. Há décadas, que defendo em moções escritas, nos Congressos do PSD, uma maior participação das mulheres na nossa vida partidária. E tenho responsabilidades parlamentares nacionais e internacionais nesta luta. Ainda vivemos numa sociedade desequilibrada e patriarcal, dominada pelos homens, que vêm as mulheres na política como um ornamento, úteis para votar, mas “perigosas” concorrentes quando toca a ocupar os lugares que lhes deveriam pertencer.

Não me conformo com a situação actual no nosso Partido. Nos órgãos nacionais, em 93 lugares, há 11 mulheres, ou seja, 9%. No Grupo Parlamentar, em 85 deputados, há 6 mulheres, ou seja, 7%. No Algarve, as mulheres representam 30% do número total de militantes, mas ocupam apenas 14% dos lugares nos órgãos locais e distritais do Partido, e 9% dos cargos autárquicos em funções.

Deposito no MMSDA uma forte esperança de dinâmica, de refrescamento do efectivo de militantes, de atracção de novos segmentos da sociedade civil para o PSD, de reforço da qualidade da nossa intervenção. Parabéns, e ao trabalho!”

O novo Secretariado Distrital (formado pelas Coordenadoras dos Secretariados Municipais) reuniu de imediato, e decidiu eleger Antonieta Guerreiro como Coordenadora Distrital do Movimento.

O Secretariado Distrital do MMSDA ficou assim constituído:

Antonieta Guerreiro (Coordenadora Distrital); Indaleta Cabrita (Albufeira), Graça Pereira (Alcoutim), Rosa Cigarra (Aljezur), Olga Cruz (Faro), Lina Neto (Lagoa), Eva Neto (Lagos), Maria de Deus Domingos (Loulé), Sandra Delfino Duarte (Monchique), Maria do Carmo Correia (Olhão), Tânia Bicho (Portimão), Estela Mendoza (S. Brás de Alportel), Sofia Cavaco (Silves), Elsa Cordeiro (Tavira), e ainda Susana Silva e Irina Martins (em representação da JSD), Cláudia Nascimento e Rosa Baptista (em representação dos TSD), e Ângela Matias e Ana Carla Abreu (em representação dos ASD).

Faro, 22 de Setembro de 2008

A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve

Departamento de Comunicação

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial