JSD Tavira

domingo, 15 de julho de 2007

APSI em Parceria com a Academia Morangos Tavira



A Associação para a Promoção de Segurança Infantil, realizou durante a passada semana uma parceria com duas salas de estudo de Tavira, sendo uma dessas a Academia Morangos.
A parceria consistiu numa formação teórica e prática para os professores em que foi ministrado um mini-curso de como colocar uma cadeirinha para as crianças até aos 12 anos, dentro dos automóveis, uma demonstração com as crianças no próprio estabelecimento e uma sessão de esclarecimento aberta à população em geral, no auditório da Escola Secundária Drº Jorge Correia, em Tavira.
Nesta formação facultada pela APSI aprendeu-se como deve ser transportada uma criança, desde o seu nascimento até aos 12 anos, dentro de uma viatura e reteve-se algumas curiosidades como o facto de que todos nós se pudéssemos deveríamos conduzir voltados para trás e com o devido cinto de segurança pois evitar-se-iam muitas lesões graves em caso de acidente e é por este motivo, que não podendo assim ser, no caso dos recém nascidos e até aos 18 meses, os professores presentes ficaram a saber que os bebés devem ser sempre assim transportados pois em caso de acidente, pode-se salvar a vida de 9 em cada 10 crianças. A cadeirinha deve ser colocada no banco de trás do veículo e nunca viajar a criança voltada para a frente antes de completar 18 meses mesmo que tenha mais de 9Kg. O airbag frontal se estiver activo pode causar danos graves a um bebé.
Segundo a APSI as crianças deverão viajar voltadas para trás até ao mais tarde possível.
Esta associação contou na sua formação em Tavira com o apoio da PSP e da Câmara Municipal de Tavira e no que dia respeito à Policia de Segurança Pública esta força da autoridade destacou um agente para cada professor e em equipa colocaram-se à porta do respectivo estabelecimento de ensino, neste caso da Academia Morangos, numa acção de verificação e aconselhamento aos pais, de como transportar correctamente os seus filhos.
O resultado pode-se dizer, infelizmente catastrófico, das 23 verificações efectuadas na Rua da Porta Nova, apenas as crianças que viajam na carrinha da Academia Morangos e mais 3 viaturas, levavam as crianças seguras. Observando-se mesmo crianças de tenra idade, completamente à solta dentro dos automóveis. As desculpas mais frequente são a pressa de manhã, a viajem é curta e a cadeirinha ficou no outro carro.
Muitos encarregados de educação até transportam os filhos, em cadeirinhas e com
cinto de segurança, mas as crianças tiram-nos ou estes estão mal postos ou seja neste caso é como se a criança viajasse completamente à solta dentro da viatura e ainda se ouviu algumas respostas de uma má educação extrema para a equipa de verificação (agente da PSP e professor) do tipo “A filha é minha, claro que sei como se faz”. Só que o pior e na maior parte das vezes julgam que estão a fazer bem e não estão. O saber e humildade não ocupam lugar e foi isso que os profissionais da educação estiveram a aprender durante 2 dias.
Um dado curioso e positivo foi-nos fornecido pela PSP de Tavira, na sessão de esclarecimento, sexta-feira à noite em que foi referido o quanto batalham diariamente com os condutores no que diz respeito a esta matéria das cadeirinhas para as crianças, sobretudo a patrulha da Escola Segura, durante o período escolar, à porta das escolas, no entanto e aqui é de nos louvar-mos em Tavira, pelo facto de há muitos anos não se registarem acidentes de viação com crianças.
“A APSI – Associação Portuguesa Para a Promoção Infantil, é uma associação sem fins lucrativos, com o estatuto de utilidade pública, fundada em 1992. Tem por objectivo prevenir os acidentes e as suas consequências e ainda promover a segurança das crianças e jovens, através da informação, formação e investigação visando a criação de um ambiente saudável e seguro para toda a família.”

APSI – www.apsi.org.pt

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial